Libertando-se da ilusão aparente...

"O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do
resto do universo numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. 
E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, 
conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. 
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo
de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. 
Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua
realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."
 (Albert Einstein)

O CAMINHO DO EQUILIBRIO...

Lavar significa limpeza, a sigla L.A.V.A.R. nos mostra o caminho do equilíbrio:

Luxúria-equilíbrio, discriminação, usar com parcimônia, saber escolher.

Apego-desapego, gostar, mas se perder, não aborrecer-se.

Vaidade-humildade, temos que nos cuidar também esteticamente sem fazer disso o primordial.

Ambição-contentamento, podemos desejar e lutar para obter coisas, mas não as conseguindo, não devemos nos preocupar.

O ato sexual é uma arte, além de sua função reprodutiva é uma troca de energias, uma harmonização antes, durante e depois; com luxúria ele passa a ser desregrado, promíscuo, sado-masoquista. Se não houver discriminação, escolha de parceiros, similaridade de gostos, interesses mútuos, ele passa a ser somente uma satisfação física, animal.

Nos apegamos, gostamos do que temos, um carro, um quadro, uma casa, etc. Muito do que temos foi às vezes difícil de obter mas, com a perda da matéria física (morte) deixamos nossos bens terrenos; não devemos desmerecer nossas posses porém pergunto: Serão realmente nossos ou provisoriamente nos são emprestados?

Somos orgulhosos de nossa cultura, inteligência, posição social, poder, beleza física, isso é muito bom, porém também são coisas transitórias, com o próprio passar do tempo perdemos muita coisa.

O desejo de possuir coisas é a ambição, ser famoso, ser rico, etc.

O Sr. Bhuda já dizia: "Temos necessidades e desejos", necessidade é o que precisamos para sobreviver no Planeta Terra; desejo é o que não é essencial à nossa vida terrena mas que queremos ter. Sempre arranjamos uma porção de motivos para justificar o que desejamos. Queremos algo e ao obtê-lo ficamos satisfeitos por um tempo para depois, insatisfeitos, procurarmos satisfazer outro desejo.

A raiva, o ódio nos diminuem, nos achatam, são as mais baixas vibrações que um ser humano pode ter. Vingança e intriga são complementos da raiva.

"Extraído do livro, DESDOBRAMENTO, OVINIs e ESOTERISMO de RYDANA"

Credo ou Cristo?

Não ama a Deus quem maltrata seu semelhante,
e lhe fere a alma e o coração.
Aquêle que procura limitar e enevoar nossa mente
Com ameaças do inferno, não compreendeu ainda nossa meta final.

De Deus provêm tôdas as religiões,
E Cristo - o Caminho, a Verdade e a Vida -
É o enviado de Deus para aliviar o que leva pesado fardo
E dar paz ao triste, ao pecador e ao que luta.

O Espírito Universal veio
A todas as igrejas; não a uma sòmente.
Na manhã de Pentecostes uma língua de fogo
Como um halo, brilhou em todos os apóstolos.

Desde então, como abutres famintos e vorazes
Temos combatido por um nome sem sentido
E procurado dogmas, éditos ou credos
Para enviarmos, uns aos outros,à fogueira.

Está Cristo dividido? Foi Cephas ou Paulo
crucificado para salvar o Mundo?
Então, por que tantas divisões?
O amor de Cristo nos envolve a ambos, a mim e a ti.

Seu puro e doce amor não está confinado
por credos que separam e elevam muralhas.
Seu amor envolve e abraça tôda a humanidade
Não importa como O chamemos.

Então, por que não crer em Sua palavra?
Por que nos sustermos em credos que nos separam?
Só uma coisa importa ser ouvida:
É que o amor fraternal seja em todos os corações.

Só uma coisa o Mundo precisa saber:
Só existe um bálsamo para tôdas as humanas dores;
Só há um caminho que conduza aos céus:
Êste caminho é Compaixão e Amor.

- Max Heindel (trecho do livro: Conceito Rosacruz do Cosmos)

Oração Universal - Prece Árabe


Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra

as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes,

e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus!

Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

se me deres a força, não me tires a sensatez;

se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia,

conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas,

para não enxergar a traição dos adversários,

nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória,

quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso

poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus!
Faz-me sentir que o perdão é maior índice da força,
e que a vingança é prova de fraqueza.
Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.
Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.
E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus
semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.
E finalmente Senhor, se eu Te esquecer,
te rogo mesmo assim, nunca Se esqueças de mim!


Buscando o AMOR...


Amor é um ingrediente sutil da consciência.
É capaz de mostrar o sentido profundo da existência.
Amor é a única "droga" legal.
Alguns procuram equivocadamente no álcool e em outras "drogas" o que o Amor produz. Amor é o sentido mais necessário da vida.
Os sábios conhecem o segredo e só procuram Amor. Os outros o ignoram e por isso procuram o externo.
Como obter Amor?
Nenhuma técnica serve, porque Amor não é material. Não está submetido às leis do pensamento e da razão. Elas é que estão submetidas a Ele.
Para obter Amor, deve-se saber antes que Amor não é um sentimento, mas um Ser. Amor é alguém, um Espírito vivo e Real, que quando entra em nós, chega a felicidade, chega tudo.
Como fazer com que Ele venha?
Primeiro deve-se acreditar que existe (porque não se vê, só se sente) (alguns o chamam Deus), depois deve-se buscá-lo em sua morada íntima: o coração.
Não é preciso chama-lo porque já está em nós.
Não é preciso pedir-lhe que venha, mas deixá-lo sair, liberá-lo, entregá-lo.
Não se trata de pedir Amor, mas de dar Amor.
Como se obtêm Amor?
Dando Amor.
Amando.

(Extraído do livro: A volta de Ami - autor Enrique Barrios)

Por que a vida continua após a morte...

(O planeta Terra visto da lua)



"Uma das principais características da evolução está no fato de que ela se manifesta em períodos alternados de atividade e repouso. O ativo verão, no qual todas as coisas sobre a Terra se multiplicam e procriam, é seguido pelo descanso e a inatividade do inverno. As atividades do dia alternam-se com a quietude da noite. O fluxo dos oceanos é seguido pelo refluxo das marés. Assim, como todas as coisas se movem em ciclos, não é razoável supor-se que a vida, que se manifesta sobre a Terra durante uns poucos anos, se acabe, quando a Morte chega, mas que tão seguramente como o Sol reaparece pela manhã, depois de ter-se ocultado ao chegar a noite, também a vida que terminou com a morte de um corpo há de manifestar-se outra vez num novo veiculo e num ambiente diferente.

Nossa Terra pode ser comparada a uma Escola a qual voltamos, vida após vida, para aprender novas lições, da mesma forma que nossos filhos vão à escola, dia após dia, para aumentar seus conhecimentos. A criança dorme durante a noite que medeia entre dois dias de escola, e o espírito também tem seu descanso da vida ativa entre a morte e um novo nascimento. Há, também, diferentes classes nesta escola do mundo, que correspondem aos diferentes graus, desde o jardim de infância até a Universidade. Nas classes inferiores encontramos Espíritos que só freqüentaram a Escola da Vida poucas vezes; estes são os atuais selvagens, mas com o tempo, far-se-ão mais sábios e melhores do que nos somos agora, e nós mesmos progrediremos em vidas futuras a alturas espirituais que atualmente nem podemos conceber. Se formos aplicados na aprendizagem das lições da vida, progrediremos muito mais depressa nessa escola da vida do que se folgarmos e desperdiçarmos nosso tempo. Isso obedece aos mesmos princípios que governam nossas instituições de ensino".

Extraído do livro "Os mistérios rosacruzes" de Max Heindel

Velhice não é derrota biológica

Foto da Nasa sobre uma super nova
(morte e nascimento de uma estrela)

Como no universo a mudança é constante e nós fazemos parte do todo e o todo é tudo, a frase de Antoine Lavoisier, "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma," retrata bem o que o texto abaixo vem nos esclarecer.

Os corpos envelhecem e degeneram, as civilizações decaem e morrem, mas nada se perde de suas experiências, retidos de forma definitiva nos espíritos que a promoveram. Serão germes de novas e mais vigorosas frutificações, que nascerão, baseados no progresso conquistado, que nunca se perde. 
Nada envelhece substancialmente e toda aparente destruição da substância se compensa com o aumento de sua potencialidade em um nível subseqüente e superior. O passado jamais morre. 
A degeneração do corpo é apenas transferência de dinamismo vital em proporcional aumento, para o dinamismo psíquico. Por isso não precisamos temer a velhice, como comumente acontece. 
Vendo nossos corpos caminharem para a decrepitude, costumamos nos entristecer, senão, revoltarmo-nos contra as leis da vida que parecem não nos desejar mais em seu palco de realizações. 
O sonho de eternidade faz parte de nossos naturais anseios e hoje o buscamos na ingestão de vitaminas e hormônios pretensamente rejuvenescedores, apegando-nos ao que verdadeiramente nos parece real, a vida na matéria. Vã esperança que somente nos traz maiores prejuízos por impor estímulos que não mais podem ser respondidos, gerando-se maior desorganização ainda, somadas à desordem oriunda de nossa revolta. 
Aprendamos a receber a velhice com alegria, pois esta não é perda de valores nem prejuízo para nós, mas apenas prenúncio de maior potência para nosso espírito, a única realidade do Universo. 
Se o vigor e a beleza do jovem são fugazes e sacrificados pela vida é porque o que realmente importa e tem valor na Criação é o que subsiste: 
o espírito eterno.     (trecho de A Grande Síntese - Pietro Ubaldi)

Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...