Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.
Vivendo no presente...
Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.
O verdadeiro significado do Natal para os cristãos.
O verdadeiro significado do Natal
para os cristãos vai além das celebrações festivas, das trocas de presentes e
das decorações brilhantes. Para os cristãos, o Natal é um momento de recordar e
celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Essa data simboliza
o cumprimento da promessa de Deus de enviar um Messias para trazer a salvação à
humanidade.
O Natal, portanto, representa a
encarnação divina, o momento em que Deus se fez humano, nascendo de Maria, em
Belém, para viver entre os homens e trazer uma mensagem de amor, esperança, paz
e reconciliação. Para os cristãos, este nascimento é a grande expressão do amor
incondicional de Deus pela humanidade, pois Jesus veio para ensinar sobre o
perdão, a compaixão e a transformação do coração.
Além disso, o Natal é um convite
à reflexão sobre o propósito de nossa vida, inspirando os cristãos a viverem de
acordo com os ensinamentos de Cristo, praticando a solidariedade, a
generosidade e o cuidado com o próximo, especialmente com os mais necessitados.
A celebração do Natal, portanto, é uma lembrança do verdadeiro espírito
cristão, que se baseia no amor de Deus e na nossa missão de espalhar esse amor
no mundo.
Em resumo, o Natal é uma ocasião
para renovar a fé, fortalecer os laços familiares e comunitários, e, acima de
tudo, viver a mensagem de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos
amei" (João 13:34). É um tempo de gratidão e de celebração pela dádiva da
vida e pela esperança que Jesus trouxe ao mundo com seu nascimento.
O impacto do isolamento social na era digital.
A era digital,
apesar de promover uma conectividade sem precedentes, tem contribuído significativamente
para o aumento do isolamento social. Este fenômeno é observado não apenas entre
os jovens, que são nativos digitais, mas também em adultos e idosos que se encontram
cada vez mais imersos em ambientes virtuais.
A substituição das interações face a face por
conexões online pode diminuir a qualidade das relações sociais e afetar negativamente
a saúde mental dos indivíduos.
Estudos recentes indicam que o
uso excessivo de redes sociais está associado a sentimentos de solidão e
ansiedade. A constante comparação com a vida aparentemente perfeita dos outros
pode levar a uma distorção da autoimagem e à insatisfação pessoal.
Além disso, o isolamento físico
resultante do tempo prolongado diante de telas contribui para o enfraquecimento
dos laços comunitários tradicionais, como vizinhança e grupos locais.
Por outro lado, o teletrabalho,
que ganhou força após eventos globais como pandemias, também desempenha um
papel no isolamento social. Apesar de suas vantagens evidentes em termos de
flexibilidade e economia de tempo em deslocamentos, essa modalidade pode levar
à sensação de estar "sempre no trabalho" sem uma separação clara
entre vida profissional e pessoal. Isso pode resultar em estresse crônico e
dificuldades na desconexão do ambiente laboral.
Para combater essas tendências
negativas, algumas estratégias podem ser adotadas. Iniciativas como estabelecer
limites saudáveis para o uso da tecnologia, priorizar atividades ao ar livre e
incentivar encontros presenciais podem ajudar a fortalecer as relações interpessoais.
Além disso, programas de bem-estar organizacional que promovem interações
sociais no ambiente de trabalho são essenciais para mitigar os efeitos do isolamento
provocado pelo teletrabalho.
O Impacto do Isolamento na Era
Digital
Em suma, enquanto a tecnologia
oferece ferramentas valiosas para manter as pessoas conectadas, é crucial
equilibrar seu uso com interações humanas significativas que nutrem nossa
necessidade biológica por conexão social verdadeira e apoio mútuo.
O poder transformador da FÉ
"O Poder Transformador da Fé" é uma obra que explora a influência profunda da fé nas vidas individuais e na sociedade. O livro destaca como as crenças espirituais podem servir como catalisadores para mudanças pessoais e coletivas, sendo um recurso valioso para aqueles interessados em crescimento pessoal, espiritualidade e o impacto social das religiões.
A primeira parte do livro aborda os fundamentos teóricos da fé, explorando sua natureza e as diferentes formas como se manifesta nas tradições espirituais ao redor do mundo. Discute-se aqui as bases psicológicas e sociológicas da fé, além de seu papel na formação de identidades. A segunda seção apresenta estudos de caso que ilustram o poder motivacional da fé através de histórias de superação pessoal e liderança comunitária inspirada por crenças religiosas.
Na terceira parte, o livro propõe uma reflexão sobre como os princípios discutidos podem ser utilizados para promover uma sociedade mais justa e empática. Oferece diretrizes práticas para aplicar os ensinamentos da fé no cotidiano, incentivando o leitor a refletir sobre como suas próprias crenças podem contribuir para o bem comum. Com insights de líderes espirituais contemporâneos e estudiosos do tema, esta seção fornece uma visão ampla sobre a capacidade transformadora da fé.
Em suma, "O Poder Transformador da Fé" não apenas ilumina os caminhos pelos quais a fé influencia nossas vidas mas também motiva à introspecção e atuação consciente no mundo, guiados pela força transformadora das nossas crenças.
E-book - Motivação pessoal
O objetivo deste e-book é fornecer um guia prático e acessível para ajudar você a encontrar e manter a motivação em sua vida diária. Independentemente de onde você esteja em sua jornada pessoal ou profissional, acredito que todos têm o potencial de alcançar grandes coisas com a mentalidade e as ferramentas certas. Este e-book foi criado para ser um recurso valioso, cheio de estratégias, histórias inspiradoras e exercícios práticos que você pode aplicar imediatamente.
O que é Motivação?
Religião individual
Religião Individual
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
Crescimento espiritual...
A evolução espiritual é um fenômeno bastante complexo, que se dá em sucessivas fases
No começo, predomina a natureza corpórea.
Dominada pelos instintos, a criatura dedica seu tempo e seu interesse a atividades comezinhas.
Comer, vestir-se, abrigar-se, procriar e cuidar da prole, eis a que se resumem suas preocupações.
Nesse período, o egoísmo é marcante.
Os instintos de conservação da vida e da preservação da espécie têm absoluta preponderância.
Com o tempo, o ser começa a desvincular-se de sua origem.
A inteligência se desenvolve, o raciocínio se sofistica e o senso moral desabrocha.
As invenções tornam possível gastar tempo com questões não diretamente ligadas à sobrevivência.
Viver deixa de ser tão difícil, sob o prisma material.
Em compensação, começam os dilemas morais.
Com a razão desenvolvida, a responsabilidade surge forte nos caminhos espirituais.
O que antes era admissível passa a ser um escândalo.
A sensibilidade se apura e a criatura aspira por realizações intelectuais e afetivas.
Essa nova sensibilidade também evidencia que o próximo é seu semelhante, com igual direito a ser feliz e realizado.
Gradualmente se evidencia a igualdade básica entre todos os homens.
Malgrado possuidores de talentos e valores diversos, não se distinguem no essencial.
Uma chama divina os anima e a todos conduzirá aos maiores cimos da evolução.
Contudo, o abandono dos hábitos toscos das primeiras vivências não é fácil.
Séculos são gastos na árdua tarefa de domar vícios e paixões.
As encarnações se sucedem enquanto o Espírito luta para ascender.
O maior entrave para a libertação das experiências dolorosas é o egoísmo, que possui forte vínculo com o apego às coisas corpóreas.
Quanto mais se aferra aos bens materiais, mais o homem demonstra pouco compreender sua natureza espiritual.
O Espírito necessita libertar-se do apego a coisas transitórias.
Apenas assim ele adquire condições de viver as experiências sublimes a que está destinado.
Quem deseja sair do primitivismo deve combater o gosto pronunciado pelos gozos da matéria.
O melhor meio para isso é praticar a abnegação.
Trata-se de uma virtude que se caracteriza pelo desprendimento e pelo desinteresse.
A ação abnegada importa na superação das tendências egoísta do agente.
Age-se em benefício de uma causa, pessoa ou princípio, sem visar a qualquer vantagem ou interesse pessoal.
Certamente não é uma virtude que se adquire a brincar.
Apenas com disciplina e determinação é que ela se incorpora ao caráter.
Mas como ninguém fará o trabalho alheio, é preciso principiar em algum momento Comece, pois, a praticar a abnegação.Esforce-se em realisar uma
série de atitudes com foco no próximo.
Esqueça a sua personalidade e pense com interesse no bem alheio.
Esse esforço inicial não tardará a dar frutos.
O gosto pelo transitório lentamente o abandonará.
Ele será substituído pelos prazeres espirituais.
Você descobrirá a ventura de ser bondoso, de amparar os caídos e de ensinar os ignorantes.Esses gostos suaves e transcendentes o conduzirão a esferas de sublimes realizações.
Pense Nisso...(autor desconhecido)
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
O valor de uma vida humana não está na aparência, e sim na essência!
Mas quando as enfermeiras fizeram a lista de seus parcos pertences, descobriram este poema. A sua natureza e sua qualidade eram tais que o pessoal do lar fez fotocópias e distribuiu-o a todos os funcionários do hospital.
Uma enfermeira enviou uma cópia do poema para Melbourne. Desde então, o único título de glória daquele idoso foi publicado nas edições de Natal de inúmeras revistas australianos, bem como nas revistas que tratam da saúde mental. Este poema simples, mas eloquente, foi até transformado em diaporama de slides.
E o ancião, que não tinha nada de mais para oferecer ao mundo, é agora o autor deste poema "anônimo" que conhece um grande sucesso na web.
Em que pensais … … quando olhais para mim?
Um homem velho rabugento … … que não é muito esperto,
com hábitos hesitantes … … e com o olhar perdido lá longe?
Que quando está a comer se baba … … e nunca responde às perguntas.
Que, quando vocês gritam… … "eu gostaria que fizesse um esforçozinho!"
Parece não reagir de todo … ... a todas estas coisas que vocês fazem.
Um homem que perde … … sempre uma meia ou um sapato.
Que, mesmo resistindo ... ... vos deixa fazer o que vocês querem,
para alimentá-lo e dar-lhe o banho … … e para preencher estes longos dias?
Será que é isso que vós pensais? ... … Será isso o que vós vedes?
Então abri os olhos, enfermeiras! Porque vós não me vedes a mim.
Eu vou-vos dizer quem sou … … quando eu estou aqui sentado,
quando vos obedeço … … quando como o que vocês me dão.
Eu sou uma criança de dez anos … … eu tenho um pai, uma mãe,
irmãos e irmãs … … que gostam muito uns dos outros.
Eu sou um rapaz de 16 anos … … vivaço e motivado,
que só tem uma esperança: encontrar … … o mais rapidamente possível aquela que amará.
Eu sou um noivo de vinte anos … …de coração palpitante.
Eu sofro a recordar-me dos compromissos … … que prometi honrar.
Agora com 25 anos de idade … … Eu já tenho filhos,
que precisam dos meus conselhos … … e de um lar feliz e seguro.
Aos 30 anos, … … oh como os meus filhos crescem tão depressa,
unidos como os dedos de uma mão … …por laços que deveriam ser duradouros.
Aos 40 anos, os meus filhos … … tornaram-se adultos e partiram,
mas a minha mulher está sempre ao meu lado … … para ver que eu não os culpo.
Aos 50 anos, de novo … … os bebês andam rodopiam à minha volta,
Há novamente crianças em casa … … a minha amada e eu.
O pior não está ainda para vir, ele já está aqui … … a minha mulher já não vive.
Volto-me para o futuro … … estou a tremer de medo.
Porque os meus filhos têm agora os filhos deles … … queridos pequenos.
E estou a pensar no tempo que passa … … e em todo o amor que eu recebi.
Sou um pobre velho … …e a natureza é particularmente cruel.
A velhice é uma piada de mau gosto … … que nos faz parecer estúpidos.
O corpo desmorona-se … … O encanto e vigor desaparecem.
Não há mais do que uma pedra … … aí onde antes, eu tinha um coração.
Mas por trás desta velha carcaça, continua a existir um homem jovem, escondido na sombra, e de tempos em tempos … … o meu coração fraco acelera-se
quando eu me lembro de todos os momentos felizes … ... lembro-me também dos momentos dolorosos.
E eu amo e eu vivo … … de novo a minha vida.
Eu recordo todos estes anos, muito curtos … … e que passaram depressa.
Eu aceito este triste estado de coisas … …. Nada dura para sempre.
Abri pois os olhos … … Abri os olhos e reparai bem.
Eu não sou um velho rabugento.
Olhai mais de perto … … e reparai em … … MIM!
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
Grande sabedoria...
Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na bênção de Deus que permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera; a inferior, julga;
a superior, alivia; a inferior, culpa;
a superior, perdoa; a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
Onde devemos procurar a verdade e como a conheceremos.
Há muitas pessoas que percorrem o mundo civilizado à procura de tesouros raros, de antiguidades, quer sejam quadros ou moedas.
Há muitas que fabricam imitações de peças autênticas, e aquelas que estão à procura de coisas antigas correm o risco de serem burladas por hábeis trapaceiros, a menos que tenham possibilidade de distinguir o legítimo do falso.
Assim, compreendemos que quem procura a verdade está ameaçado do mesmo perigo, porque há muitos pseudo-entendidos, muitas falsificações perfeitas que podem confundir-nos.
O colecionador, freqüentemente, guarda o seu tesouro num quarto fechado e, em solidão, deleita-se na sua contemplação. No entanto, depois de muitos anos ou talvez depois de morto, descobre que algumas das coisas que guardava com tanto ciúme e zelo eram meras imitações sem nenhum valor.
Do mesmo modo, alguém que acredite ter encontrado a verdade, pode "ocultar seu tesouro" em seu próprio coração, ou "enterrar sua luz" para compreender, talvez muitos anos depois, que foi enganado por uma imitação.
Assim, há necessidade de uma prova final, uma prova que elimine toda a possibilidade de decepção, e a questão é como descobri-la. A resposta é tão simples como o método é eficiente. Quando perguntamos aos colecionadores como descobrem se um determinado artigo que apreciam é uma imitação ou não, geralmente respondem que mostram a peça à alguma pessoa que tenha visto o original.
Podemos enganar todos os homens durante toda a vida, mas é impossível enganar a humanidade durante todo o tempo.
Se o colecionador tivesse mostrado publicamente o seu achado em vez de ocultá-lo teria logo sabido, pelo conhecimento de outros, se essa peça era legítima ou não.
Agora medite nisto, pois é muito importante: Assim como sigilo dos colecionadores ajuda, incita e estimula a fraude dos negociantes, assim também o desejo de ter e possuir para si mesmo grandes segredos desconhecidos pela "plebe", encorajam aqueles que comercializam "iniciações ocultas" com cerimônias elaboradas para seduzir suas vítimas e receber dinheiro delas.
Como podemos provar o valor de um machado se não for pelo seu uso, testando o seu corte após ter desempenhado um trabalho realmente desgastante? Iríamos comprá-lo se o vendedor nos dissesse que o colocássemos num canto escuro, onde ninguém o pudesse ver e proibindo-nos de utilizá-lo?
Certamente não! Gostaríamos de usá-lo em nosso trabalho e constatar a qualidade de sua "tempera". Se comprovássemos que era de "aço verdadeiro", iríamos apreciá-lo; caso contrário, diríamos ao vendedor que ficasse com sua ferramenta inútil.
Sob o mesmo princípio, qual é a razão de "comprar" as mercadorias de indivíduos que negociam com segredos? Se seus artigos fossem "aço verdadeiro", não haveria necessidade de tal segredo e, a menos que possamos utilizá-lo em nossas vidas diárias, não têm valor algum. Também não haverá valor no machado se não pudermos utilizá-lo, pois enferrujará e perderá o seu fio.
Portanto, é dever daquele que encontra a verdade empregá-la no trabalho do mundo, tanto para salvaguardar-se, como para certificar-se de que esta verdade resistirá à grande prova, dando aos outros a oportunidade de compartilhar o tesouro que acha valioso para si próprio.
É verdadeiramente importante que sigamos o mandato de Cristo: "Deixai a vossa luz brilhar."
(Extraído do livro: Cartas aos estudantes. Carta 41 - Max Heindel)
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
AFEIÇÃO DOS BONS ESPÍRITOS
Os bons Espíritos, que sempre nos acompanham, fazem tudo para a nossa paz interior. Certamente que eles se afligem com a nossa impaciência ante a dor e os problemas, pelos quais passamos reclamando. Somente os Espíritos puros têm a tranquilidade imperturbável da consciência. Eles compreendem que os encarnados carregam consigo fraquezas capazes de os envolverem nas sombras que sempre os espreitam, mas, que uma queda pode ser prenúncio de vitória no porvir.
Estamos rodeados de testemunhas espirituais que nos assistem, e atraímos outras tantas pela sintonia dos nossos sentimentos. O Espírito envolvido na carne recebe do próprio ambiente impulsos de magnetismo inferior a todos os momentos. É preciso orar e vigiar permanentemente. Essas forças aparecem aos homens como barreira para cercear suas forças para o bem.
Devemos lutar, não contra o mal, que não merece atenção nem desperdício de tempo, mas, lutar na sequência do bem comum, aprimorando, com as qualidades espirituais, a. árvore do amor que se encontra em nosso coração. Busquemos sempre o melhor, e nessa procura, Jesus aparece com as Suas mãos que nos encorajam a batalhar com nós mesmos, aliviando ou fazendo desaparecer as nossas tensões, no que se refere à nossa consciência.
Os bons Espíritos têm suas lutas no chão do planeta e ainda procuram inspirar os homens para torná-los bons também. Os Espíritos puros inspiram os bons, mesmo desencarnados, e eles, fortalecidos ajudam os encarnados. Sabemos que os homens fazem o bem e o mal, entretanto, a Doutrina dos Espíritos, como sendo a volta de Jesus, vem nos ajudar a compreender a necessidade de diminuir o mal, investindo no bem cada vez mais, para que ele domine os nossos sentimentos na sua amplitude. Se queres paz, trabalha pela paz alheia; se queres amor, não te esqueças de amar, porque, se é dando que recebemos, a inteligência nos pede para doar o quanto pudermos.
15 coisas que você precisa entender!
2. Desista da sua necessidade de controle
Estar disposto a abandonar a sua necessidade de estar sempre no controle de tudo o que acontece a você e ao seu redor – situações, eventos, pessoas, etc. Sendo eles entes queridos, colegas de trabalho ou apenas estranhos que você conheceu na rua – deixe que eles sejam. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o que são e você verá como isso irá o fazer se sentir melhor.
“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu
3. Pare de culpar os outros
Desista desse desejo de culpar as outras pessoas pelo que você tem ou não, pelo que você sente ou deixa de sentir. Pare de abrir mão do seu poder e comece a se responsabilizar pela sua vida.
4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas
Quantas pessoas estão se machucando por causa da sua mentalidade negativa, poluída e repetidamente derrotista? Não acredite em tudo o que a sua mente está te dizendo – especialmente, se é algo pessimista. Você é melhor do que isso.
“A mente é um instrumento soberbo, se usado corretamente. Usado de forma errada, contudo, torna-se muito destrutiva.” Eckhart Tolle
5. Deixe de lado as crenças limitadoras sobre quem você pode ou não ser, sobre o que é possível e o que é impossível. De agora em diante, não está mais permitido deixar que as suas crenças restritivas te deixem empacado no lugar errado. Abra as asas e voe!
“Uma crença não é uma ideia realizada pela mente, é uma ideia que segura a mente.” Elly Roselle
6. Pare de reclamar
Desista da sua necessidade constante de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas, momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo. Ninguém pode te deixar infeliz, nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.
7. Esqueça o luxo de criticar
Desista do hábito de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos queremos algo e algo é desejado por todos nós.
8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros
Pare de tentar tanto ser algo que você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa maneira. No momento em que você pára de tentar com tanto afinco ser algo que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você – sem esforço algum.
9. Abra mão da sua resistência à mudança
Mudar é bom. Mudar é o que vai te ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.
“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell
10. Esqueça os rótulos
Pare de rotular aquelas pessoas, coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam quando abertas.
“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer
11. Abandone os seus medos
Medo é só uma ilusão, não existe – você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no exterior, as coisas vão se encaixar.
“A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo” Franklin D. Roosevelt
12. Desista de suas desculpas
Mande que arrumem as malas e diga que estão demitidas. Você não precisa mais delas. Muitas vezes nos limitamos por causa das muitas desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar para melhorar a nós mesmos e nossas vidas, ficamos presos, mentindo para nós mesmos, usando todo tipo de desculpas – desculpas que, 99,9% das vezes, não são nem reais.
13. Deixe o passado no passado
Eu sei, eu sei. É difícil. Especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o futuro parece tão assustador, mas você tem que levar em consideração o fato de que o presente é tudo que você tem e tudo o que você vai ter. O passado que você está desejando – o passado com o qual você agora sonha – foi ignorado por você quando era presente. Pare de se iludir. Esteja presente em tudo que você faz e aproveite a vida. Afinal, a vida é uma viagem e não um destino. Enxergue o futuro com clareza, prepare-se, mas sempre esteja presente no agora.
14. Desapegue do apego
Este é um conceito que, para a maioria de nós é bem difícil de entender. E eu tenho que confessar que para mim também era – ainda é -, mas não é algo impossível. Você melhora a cada dia com tempo e prática. No momento em que você se desapegar de todas as coisas, (e isso não significa desistir do seu amor por elas – afinal, o amor e o apego não têm nada a ver um com o outro; o apego vem de um lugar de medo, enquanto o amor… bem, o verdadeiro amor é puro, gentil e altruísta, onde há amor não pode haver medo e, por causa disso, o apego e o amor não podem coexistir), você irá se acalmar e se virá a se tornar tolerante, amável e sereno… Você vai alcançar um estado que te permita compreender todas as coisas, sem sequer tentar. Um estado além das palavras.
15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas
Pessoas demais estão vivendo uma vida que não é delas. Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o melhor para elas. Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições. Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas, que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia, esquecem também delas mesmas. Você tem a sua vida – essa vida agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
Auto-conhecimento e Espiritualidade...
... nunca pensaste na hora em que possas conhecer-te a ti mesmo?
Queres iniciar, hoje, a fazer reais esforços para alcançar essa inefável virtude? Ela é tão preciosa para o espírito, que Goethe, um iluminado ser, dizia:
"Quando o homem se conheça a si mesmo, libertar-se-á das cadeias que o prendem a este mundo".
Bem...se queres começar agora mesmo, acalma, primeiro, o tumulto de tuas vozes internas. Senta-te comodamente. Respira com sossego e naturalidade. Fecha os olhos.
Depois pergunta-te: "Quem sou eu, em realidade?" Pensa lentamente, mas com determinação. Procura conhecer-te em todas tuas facetas. Esquadrinha profundamente teu mundo mental, definindo-o com leal exatidão.
Pergunta-te honestamente: "Qual é meu objetivo sobre a Terra?" Se chegas a responder-te, de acordo aos conhecimentos que possuis, de um modo consciente e claro, tuas possibilidades de progresso são imensamente melhores
O objetivo do ser humano na Terra caminha paralelamente a seu grau de inteligência. Quando se chega a um grau de consciente responsabilidade, delineando ampla e precisamente os propósitos espirituais que se tem, passa-se a estar na proporção de cinqüenta por cento no caminho verdadeiro.
De nada valem todas as filosofias sobre a vida, se a humanidade não se define a si mesma. Uma pessoa pode passar estudando as coisas do espírito vinte, trinta anos, uma existência enfim, e não obter mais que uma erudição intelectual.
Portanto, amigo, sê teu próprio juiz, com o máximo rigor, com a maior severidade, efetuando a necessária devassa em tua vida interna.
Averigua, em teu íntimo, o que procuras no caminho espiritual: conhecer-te ou ignorar-te? Acaso, será que queres passar a existência filosofando inutilmente, sem tentar a reforma interna, sem divisar com clareza tuas reais ânsias e aspirações?
Ou desejas, pelo contrário, constatar tuas imperfeições, conhecer tuas falhas e debilidades, a fim de transmutar tuas fraquezas, conscientemente, e empreender uma nova etapa em tua vida, para viver o que estudas e compreendes, procurando elevar-te na conquista da evolução celeste, e ser, desde este momento, por primeira vez em tua aprendizagem na Terra, espiritualmente sincero e leal com teu próprio Ser espiritual?
Se te respondes positiva e convictamente, e procedes em teu íntimo em harmonia com as respostas que te deres, então deixarás de representar uma simples folha levada à vontade do vento, para passar a governar sabiamente o timão de tua presente vida, de teu destino, de tua finalidade divina!
Irene Gômez de Ruggiero
(Texto extraído do site: www.fraternidaderosacruz.org)
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
SOMOS ETERNOS.
Motivação para a Vida!
Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...
-
Caros compatriotas, resolvi escrever este texto, para trazer a público minha indignação com um governo que trata seu povo como idiotas e d...
-
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HEN...
-
Não se preocupe. Há duas coisas que podem preocupar: Ser você bem sucedido, ou ser mal sucedido. Se for bem sucedido, Não há motiv...