1- Lei da Atração: Aquilo que focas a tua primordial atenção, certamente atrairá. Sejam aspirações ou desejos por coisas positivas ou negativas. Exemplo: se fores ganancioso e extremamente materialista, por certo, acumularás muitos tesouros. Contudo deverias te lembrar sempre que todos os bens materiais são temporários e passageiros, até mesmo o teu próprio corpo físico. Por outro lado, se fores amoroso, se cultivares valores espirituais atrairás o amor do próximo e as experiências diretas do amor de Deus.
2- Lei da Resistência: Aquilo que resistes por desconhecer a verdade chama-se
ignorância e se receias em obter o conhecimento superior espiritual, serás
atraído cada uma vez mais aos medos, as angústias e as desavenças. Assim se
assegura que a pessoa se livre dos seus medos, suas angústias, depressões e
ansiedades lidando com eles diretamente como o conhecimento espiritual superior
e sempre como o guia do mestre espiritual, aquele que através do conhecimento
superior enfrentou as resistências e as venceu.
3- Lei da Reflexão: Aquilo que aprecias, receias ou desgostas nos outros
tens em ti mesmo, e vice-versa, somos em verdade o reflexo do outro. A pessoa
imatura apenas projeta no outro a parte de si que não torna consciente. Aquilo
que resistes em ti, e receias nos outros, são a causa da nossa principal
ignorância, ou seja: Quem Sou! De Onde Vim? Para Onde Vou? Verdadeiramente
somos assim, inconscientes.
4- Lei da Manifestação: Tudo se inicia com o verbo, um mantra, um
pensamento, uma ideia. Quanto mais forte, mais repetitivo é este, mais depressa
e imediatamente se manifesta, pela mecânica material ou espiritual da
imantação. O pode criativo da mente e da inteligência, são esses dons inatos ou
adquiridos que podem ser trabalhados pelas práticas de yoga e meditação, e
assim a pessoa poderá subir para uma plataforma mais elevada e compreenderá as
limitações e imperfeições dos seus sentidos físicos materiais.
5- Lei do Livre Arbítrio: Em última análise, não somos os controladores
definitivos dos nossos destinos somos apenas responsáveis pelo que criamos
totalmente por nossas atitudes, e a isso chamamos de livre arbítrio. Apesar de
haver livre arbítrio, é dado à liberdade a pessoa de agir perante os eventos e
circunstâncias como quiser de acordo ao seu nível de conhecimento e
consciência. Assim, desenvolvendo consciência espiritual, haverá gradualmente o
desapego às coisas e aos seus resultados fruitivos e às suas expectativas quase
sempre frustrantes e aprenderemos a cultivar ações materiais e espirituais
positivas.
6- Lei da Consequência – Causa e Efeito: Tudo surge de algo original
anterior, cada evento, cada pensamento causa uma consequência (positiva ou
negativa ao nosso julgamento e dos demais). Assim se executamos atos negativos
atrairemos atos negativos e atos positivos atrairão de futuro atos positivos.
Exemplo: se roubares acabará por ser roubado em algo porque causaste uma
desestabilização da harmonia do sistema universal. E enquanto permanecermos
agentes e devedores por esse desequilíbrio do perfeito sistema universal,
continuaremos neste ciclo de misérias, sofrimentos, nascimentos e mortes.
7- Lei da Harmonia: No Universo tudo tenta atingir o equilíbrio e a
harmonia, ou seja, existe um Controlador Supremo. Veja-se o caso do Planeta
Terra e da Natureza e de todo o Universo conhecido. Este mundo material é um
reflexo pervertido do mundo espiritual, ou Reino de Deus. Tudo que existe aqui
existe lá, só que aqui é reflexo pervertido, temporário, ilusório e cheio de
sofrimentos e misérias. Lá, tudo é absoluto, eterno, perfeito, pleno de prazer,
pleno de conhecimento e pleno de êxtase, ilimitadamente. Aqui no mundo
material, somos como o peixe fora da água. Um peixe fora da água, fora de seu
ambiente natural, nunca vai conseguir ficar satisfeito, muito pelo contrário, o
sofrimento só vai aumentar até a morte.