quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Velhice não é derrota biológica

Foto da Nasa sobre uma super nova
(morte e nascimento de uma estrela)

Como no universo a mudança é constante e nós fazemos parte do todo e o todo é tudo, a frase de Antoine Lavoisier, "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma," retrata bem o que o texto abaixo vem nos esclarecer.

Os corpos envelhecem e degeneram, as civilizações decaem e morrem, mas nada se perde de suas experiências, retidos de forma definitiva nos espíritos que a promoveram. Serão germes de novas e mais vigorosas frutificações, que nascerão, baseados no progresso conquistado, que nunca se perde. Nada envelhece substancialmente e toda aparente destruição da substância se compensa com o aumento de sua potencialidade em um nível subseqüente e superior. O passado jamais morre. A degeneração do corpo é apenas transferência de dinamismo vital em proporcional aumento, para o dinamismo psíquico. Por isso não precisamos temer a velhice, como comumente acontece. Vendo nossos corpos caminharem para a decrepitude, costumamos nos entristecer, senão, revoltarmo-nos contra as leis da vida que parecem não nos desejar mais em seu palco de realizações. O sonho de eternidade faz parte de nossos naturais anseios e hoje o buscamos na ingestão de vitaminas e hormônios pretensamente rejuvenescedores, apegando-nos ao que verdadeiramente nos parece real, a vida na matéria. Vã esperança que somente nos traz maiores prejuízos por impor estímulos que não mais podem ser respondidos, gerando-se maior desorganização ainda, somadas à desordem oriunda de nossa revolta. Aprendamos a receber a velhice com alegria, pois esta não é perda de valores nem prejuízo para nós, mas apenas prenúncio de maior potência para nosso espírito, a única realidade do Universo. Se o vigor e a beleza do jovem são fugazes e sacrificados pela vida é porque o que realmente importa e tem valor na Criação é o que subsiste: o espírito eterno.(trecho de A Grande Síntese - Pietro Ubaldi)

2 comentários:

  1. Quando olho no espelho, vejo que os cabelos brancos estão chegando, estão trazendo uma luz uma compreensão de vida, vou deixar todos branquinhos, as rugas estão começando , mostrando as marcas , a minha história, tudo esta sendo natural para mim, a cabeça esta ficando uma beleza.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Isto é porque você é uma pessoa desperta e não vive de ilusão como a maioria das pessoas, que pensam apenas na matéria e esquecem o principal o seu Eu interior, este não envelhece jamais.
    Um abraço.

    ResponderExcluir