Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer. Pois vou lhe dar alguns motivos para melhorar.  Mesmo sem grandes recursos financeiros, mesmo sem médico, sem analista e sem dor.

1) Inspire-se!
Leia um bom livro.
Assista a um bom filme, ou um programa educativo na TV.
Veja uma boa peça teatral, participe.
E como descobrir se o livro, o filme, o programa ou a peça são bons?
Só lendo, assistindo, vendo, procurando…
O bom do conhecimento é que ele não ocupa espaço.
Podemos carregar malas e malas de conhecimento.
Sempre haverá uma língua nova para aprender.
Boas ideias não surgem do nada,
surgem do que conhecemos.

2) Motive-se!
A motivação vem do reconhecimento pessoal.
Sabe aquela medalhinha que você ganhou no pré?
Aquela promoção no trabalho?
O elogio da sua mãe quando te viu arrumado?
Tudo é motivo para alegrar a alma.
Não fique pensando no que não tem.
Agradeça pelo que já conquistou.
Ainda que seja uma simples caixa de lápis de cor.
Com ela, dá para desenhar o mundo.

3) Apaixone-se!
Decida-se pelo que realmente te dá prazer.
Não faça grandes projetos com o que não te dá alegria.
Que adianta a bela profissão na alma vazia?
Melhor ser aquilo que idealizamos,
que viver um sonho furado de outra pessoa.
Apaixone-se pelo seu cheiro, pela sua palavra.
Coloque amor em cada gesto, em cada ato.
A vida naturalmente recompensa o amor com mais amor.

4) Não se compare!
Nem a nada, nem a ninguém. Pegue uma Biografia e use como inspiração e não como comparação. Você é peça única!

5) Acredite.
Se você é ateu, acredite no seu poder de realizar. Se tem religião, ou simpatia por uma, acredite no seu “Deus”, mas não deixe de criar. Não espere que uma oração vá fazer o que precisa ser feito. A carne em cima da mesa não vai ficar pronta com a sua fé, mas ela pode temperar ainda mais o alimento com a determinação. Acreditar é ter o poder de transformar o que parece impossível.

6) Respeite-se!
Quando encontramos um lugar muito limpo, seja onde for,
não jogamos papel no chão, e cuidamos de não sujar o recinto.
A limpeza por si só já exige respeito, nem precisa de vigia.
Assim também deve ser a sua apresentação.
Limpa, serena e, ao mesmo tempo, forte e determinada.
Não apareça com cara de fraqueza, de “coitadinho”.
Quanto mais coitadinho, mais as pessoas pisam.

7) Admita os erros!
Errou?
Peça desculpas e recomece.
Não fique procurando desculpas e nem culpados.
Seja humilde para reconhecer uma falha.
Aprenda com os erros e recomece com mais certeza.
O erro é uma forma de ensino poderosa.

8) Tenha sonhos para realizar!
A vida sem sonhos, sejam eles pequenos ou enormes,
não tem a menor graça.
Por isso, a cada nova conquista, coloque uma nova meta.
Trace planos para o dia, para a semana, este mês.
Para este ano e os próximos 10 anos.

9) Movimente-se!
Ficar parado é enferrujar a alma, o corpo e a mente. Saia de casa, caminhe. Troque o elevador e escadas rolantes pelas escadas. Faça algum trabalho braçal, varra o quintal. Mexa-se, pois até as pedras rolam.

10) Cultive a paz!
A vida já é tão difícil e cheia de problemas, então, não arrume mais. Não se meta na vida dos outros. Não queira fazer por alguém o que ela tem que fazer. Não se meta em fofocas. Não conte seus segredos. Não queira saber de segredos dos outros. Cuide da sua vida como se fosse um tesouro. Revele apenas o que precisa ser revelado, o resto, deixe no ar.

“A paz, por duras conquistas, fulguras em ti como uma estrela, no entanto, não desista nunca, de lutar para mantê-la. (J. Da Mata – Estrela da Paz)

É tempo de cultivar a serenidade na sua vida. Seja aos 15 ou aos 100 anos. Sempre é tempo de olhar para o dia e abençoando-o dizer: hoje eu vou ser muito mais feliz!

Paulo Roberto Gaefke

 

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  



Ditados populares...

"O segredo da Vida não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se faz."

"A simpatia dá amigos, o interesse, companheiros."

"Na vida só se arrependa dos riscos não encarados." 

"Não acrescente dias à sua vida, e sim vida aos seus dias."

"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que voce é."
( Victor Hugo - escritor)

"Uma alegria compartilhada se transforma em dupla alegria, uma pena compartilhada, em meia pena." (provérbio sueco)
 
"Viva o hoje, porque o ontem já passou e o amanhã talvez nem chegue."

"Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."

"Sorria a quem te ama e não a quem te sorri. Pois quem te sorri, às vezes te engana e
quem te ama sofre por ti."
 
"Um homem não morre quando deixa de existir, e sim quando deixa de sonhar."

"A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito."

"A tristeza é a agonia de uma momento. Cultivar a tristeza, um erro de toda uma vida."


Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  







Pra que se preocupar?

 

Não se preocupe.

Há duas coisas que podem preocupar:

Ser você bem sucedido, ou ser mal sucedido.

Se for bem sucedido,

Não há motivo algum para se preocupar;

Se fôr mal sucedido, de duas uma :

Ou você conserva a sua saúde, ou fica doente.

Se conservar a sua saúde,

Não há motivo algum para se preocupar;

Se ficar doente, de duas uma:

Ou você sara, ou você morre.  

Se você sarar,

Não há motivo algum para se preocupar;

Se morrer, de duas uma:

Ou você vai para o céu, ou para o inferno.

Se for para o céu,

Não há motivo algum para se preocupar;

Se for para o inferno,

Você terá que cumprimentar tantos conhecidos,

Que não terá tempo para se preocupar...


Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

A Morte não é Nada.

 


Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

O que leva uma pessoa a ser intolerante a uma convivência respeitosa com outrem?

 A intolerância entre pessoas pode ser atribuída a uma complexa interação de fatores psicológicos, sociais e culturais. Quando se trata de crenças religiosas, racismo ou xenofobia, algumas das principais causas incluem:

1. Falta de Conhecimento: A ignorância sobre outras culturas e crenças pode levar a mal-entendidos e a generalizações negativas. Quando as pessoas não têm contato direto com a diversidade, tendem a confiar em estereótipos que alimentam a intolerância.

2. Medo do Desconhecido: A diferença pode gerar medo, que muitas vezes se traduz em hostilidade. A intolerância pode ser uma forma de defesa contra o que é percebido como ameaçador ou diferente, levando a uma busca por identidade e pertencimento dentro de um grupo homogêneo.

3. Condicionamento Social e Familiar: As crenças e atitudes são frequentemente moldadas pela educação e pelo ambiente em que a pessoa cresce. Se uma criança é exposta a discursos de ódio ou preconceito, é provável que esses conceitos se enraízem em sua visão de mundo.

4. Necessidade de Controle e Poder: A intolerância pode ser uma forma de afirmar domínio sobre o "outro". Grupos que se sentem ameaçados em sua posição social ou econômica podem adotar posturas intolerantes como uma forma de se proteger e manter seu status.

5. Identidade e Pertencimento: A necessidade de se identificar com um grupo pode levar à exclusão de outros. A intolerância pode surgir como uma maneira de reforçar a coesão interna de um grupo, criando um "nós" em oposição a "eles".

6. Influência da Mídia e Líderes de Opinião: A forma como a mídia retrata certos grupos pode exacerbar a intolerância. Líderes que promovem discursos que dividem ou que estigmatizam certos grupos podem aumentar a hostilidade e o preconceito.

7. Fatores Psicológicos: A psicologia individual também desempenha um papel. Pessoas com baixa autoestima ou que enfrentam inseguranças podem projetar suas frustrações em grupos minoritários, vendo neles um alvo para suas frustrações.

Para combater a intolerância, é essencial promover a educação, o diálogo intercultural e a empatia. O entendimento das diferenças pode ajudar a desmantelar preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Além da Morte.

Cumprida mais uma jornada na terra, seguem os espíritos para a pátria espiritual, conduzindo a bagagem dos feitos acumulados em suas existências físicas.

Aportam no plano espiritual, nem anjos, nem demônios. São homens, almas em aprendizagem despojadas da carne. São os mesmos homens que eram antes da morte.

A desencarnação não lhes modifica hábitos, nem costumes. Não lhes outorga títulos, nem conquistas. Não lhes retira méritos, nem realizações.

Cada um se apresenta após a morte como sempre viveu. Não ocorre nenhum milagre de  transformação, para aqueles que atingem o grande porto. Raros são aqueles que despertam com a consciência livre, após a inevitável travessia.

A grande maioria, vinculada de forma intensa às sensações da matéria, demora-se infeliz, ignorando a nova realidade. Muitos agem como turistas confusos em  visita à grande cidade, buscando incessantemente endereços que não  conseguem localizar.

Sentem a alma visitada por aflições e remorsos,  receios e ansiedades. Se refletissem um pouco perceberiam que a vida prossegue sem grandes modificações.

Os escravos do prazer prosseguem inquietos. Os servos do ódio demoram se em aflição. Os companheiros da ilusão  permanecem enganados. Os aficionados da mentira dementam-se  sob imagens desordenadas. Os amigos da ignorância continuam perturbados.

Além disso, a maior parte dos seres não é capaz de perceber o apoio dispensado pelos espíritos superiores.  Sim, porque mesmo os seres mais infelizes e voltados ao mal não são esquecidos ou abandonados pelo auxílio divino.

Em toda parte e sem cessar, amigos espirituais amparam todos os seus irmãos, refletindo a paternal providência divina. Morrer, longe de ser o descansar nas mansões celestes ou o expurgar sem remissão nas zonas infelizes, é,  pura e simplesmente, recomeçar a viver.

A morte a todos aguarda. Preparar-se para tal acontecimento é tarefa inadiável. Apenas as almas esclarecidas e experimentadas na batalha redentora, serão capazes de transpor a barreira do túmulo e caminhar em liberdade.

A reencarnação é uma bendita oportunidade de evolução. A matéria em que nos encontramos imersos, por ora, é abençoado campo de luta e de aprimoramento pessoal. Cada dia de que dispomos na carne é  nova chance de recomeço.

Tal benefício deve ser aproveitado para aquisição dos verdadeiros valores que resistem à própria morte.  Na contabilidade divina a soma de ações nobres anula a coletânea equivalente de atos indignos. Todo amor dedicado ao próximo, em serviço educativo à humanidade, é degrau de ascensão.

Quando o véu da morte fechar os nossos olhos nesta existência, continuaremos vivendo, em outro plano e em condições diversas. Estaremos, no entanto, imbuídos dos mesmos  defeitos e das mesmas qualidades que nos movimentavam antes do transe da morte.

A adaptação a essa nova realidade dependerá da forma como nos tivermos preparado para ela. Semeamos a partir de hoje a colheita de venturas, ou de desdita do amanhã.

Texto ditado pelo Espírito de: Otília Gonçalves.

Psicografia de: Divaldo Pereira Franco

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

 

 

 

 

 

 

 

 

A verdadeira Religião...

 

E assim disse Jesus ao se referir sobre a fé e a verdadeira Religião, segundo excerto de:  O Livro de Urantia:

“Eu vos convoquei a nascer de novo, a nascer do espírito. Eu vos tirei das trevas do autoritarismo, da letargia da tradição, para a luz transcendente da realização da possibilidade de fazerdes, para vós próprios, a maior descoberta que é possível à alma humana realizar — a experiência superna de encontrar Deus para vós próprios, dentro de vós próprios e por vós próprios; e de fazerdes a tudo isso, como um acontecimento na vossa própria experiência pessoal. E, assim, podereis passar da morte para a vida, do autoritarismo da tradição para a experiência de conhecer a Deus; assim vós passareis das trevas à luz, de uma fé racial herdada a uma fé pessoal conquistada pela experiência real. E, por meio disso, ireis progredir, de uma teologia da mente, passada a vós pelos vossos ancestrais, a uma verdadeira religião do espírito, que será edificada nas vossas almas como um dom eterno.”

 A verdadeira religião é o ato de uma alma individual, nas suas relações conscientes com o Criador; a religião organizada é a tentativa de socializar o ato da adoração do homem religioso individual.

 A adoração — a contemplação do espiritual — deve alternar-se com o serviço, o contato com a realidade material. O trabalho deveria alternar-se com a diversão; a religião deveria ser equilibrada pelo humor. A filosofia profunda deveria receber o alívio da poesia rítmica. A tensão de viver — a tensão da personalidade no tempo — deveria ser afrouxada, no descanso da adoração. Os sentimentos de insegurança que advêm do medo do isolamento da personalidade no universo deveriam receber o antídoto que é a contemplação, na fé, do Pai, e que é a tentativa de realização e compreensão do Supremo.

A prece é destinada a tornar o homem menos pensativo e mais realizador; ela não se destina a fazer o conhecimento crescer, mas antes a expandir o discernimento.

 As religiões do mundo têm duas origens — a natural e a da revelação — em qualquer época e em meio a qualquer povo, podem ser encontradas três formas distintas de devoção religiosa. E estas três manifestações do impulso religioso são:

 1. A religião primitiva. O impulso seminatural e instintivo de temer as energias misteriosas e de adorar as forças superiores; principalmente em uma religião da natureza física; é a religião do medo.

 2. A religião da civilização. Os conceitos e as práticas religiosas, em avanço, das raças civilizadas — a religião da mente — , a teologia intelectual cuja autoridade é a tradição religiosa já preestabelecida.

 3. A verdadeira religião — a religião da revelação. A revelação dos valores supranaturais, uma visão com um discernimento parcial das realidades eternas, um vislumbre da bondade e da beleza do caráter infinito do Pai no céu — a religião do espírito, tal como fica demonstrada na experiência humana.

 O Mestre recusou-se a depreciar a religião dos sentidos físicos e dos medos supersticiosos do homem natural, embora deplorasse o fato de que tanto dessa forma primitiva de adoração perdurasse nas formas de religiões das raças mais inteligentes da humanidade. Jesus deixou claro que a grande diferença entre a religião da mente e a religião do espírito é que, enquanto a primeira é sustentada pela autoridade eclesiástica, a última é totalmente baseada na experiência humana.

 Jesus ensinou repetidamente aos seus apóstolos que nenhuma civilização poderia sobreviver por muito tempo à perda do melhor na sua religião. E ele nunca se cansou de apontar aos doze o grande perigo de se aceitar símbolos e cerimônias religiosas em lugar da experiência religiosa. Toda a sua vida terrena foi devotada consistentemente à missão de reaquecer as formas congeladas de religião, emprestando-lhes as liberdades líquidas da filiação esclarecida.

 Eles aprenderam que, quando a religião tem motivos totalmente espirituais, ela faz toda a vida melhor e mais digna de ser vivida, preenchendo-a com propósitos elevados, dignificando-a com valores transcendentes, inspirando-a com motivos magníficos e, ao mesmo tempo, confortando a alma humana com uma esperança sublime e sustentadora. A verdadeira religião destina-se a diminuir as forças extenuantes da existência; ela libera a fé e a coragem para a vida cotidiana e para o serviço não-egoísta. A fé fomenta a vitalidade espiritual e a fecundidade da retidão.

 Texto baseado nos excertos extraído de: O Livro de Urantia.

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

 

 

Relato de um brasileiro indignado com seus governantes.


Caros compatriotas, resolvi escrever este texto, para trazer a público minha indignação com um governo que trata seu povo como idiotas e desinformados e assim faz o que acredita, desde que isso o mantenha no poder e pouco está preocupado com o futuro de nossa Nação.

O Brasil está passando por um período de conturbação da ordem política, econômica e social que vem causando graves consequências na harmonia de nossas Instituições que já não se conseguem falar a mesma língua.

O governo atual está se enveredando para o lado pernicioso da geopolítica mundial e insiste em discursos falaciosos de que quer o bem do país, donde todos nós pessoas com um mínimo de conhecimento histórico, sabemos que isso nos levará a um regime de exceção com precedentes de que nunca deu certo em lugar nenhum do mundo.

Todos sabemos que regimes ditatoriais não visam o bem estar geral do povo e sim um meio de se perpetuarem no poder.

Um dos meios da população estar a par do que acontecem nos palácios governamentais, seriam a mídia tradicional trazer a verdade dos fatos, sendo que nos tempos atuais, essa mídia foi aparelhada ao longo do tempo e assim se não fosse a Internet com as redes sociais, a maioria ainda estaria acreditando nas falácias de governos sem compromisso com o povo e o país.

Conscientes de que precisamos estar atentos e dispostos a não aceitar que destruam o futuro de nossos filhos e netos, conclamo a todos brasileiros como eu, a buscar meios de manifestarem a nossa indignação nas ruas e nas redes sociais e   ao nosso Congresso que está omisso de suas obrigações.

Essa ideologia de dividir para governar já foi longe demais e nós ficamos inertes diante das barbaridades de nossos governantes em nos tratarmos como imbecis que desconhecem os nossos Direitos e Deveres e que ninguém, mas ninguém mesmo, está acima de nossa Constituição e que a Lei é para todos, e tem que ser cumprida por todos sem exceção.

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

 Hugo Saramago - 20/07/2025

 

 

 

  

Construindo uma sociedade mais justa.

 

A harmonia e o respeito são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade inclusiva. Em um mundo cada vez mais diversificado, onde diferentes culturas, crenças e modos de vida coexistem, é essencial cultivar um ambiente onde as diferenças sejam não apenas toleradas, mas celebradas.

A promoção da harmonia social requer um esforço coletivo que envolve indivíduos, comunidades e instituições. Um aspecto crucial para alcançar essa harmonia é a educação. Desde a infância, é vital ensinar valores como empatia, solidariedade e respeito às diferenças.

Programas educacionais que abordam a diversidade cultural e promovem o diálogo intercultural podem ajudar a formar cidadãos mais conscientes e respeitosos. Por exemplo, escolas que implementam currículos inclusivos não apenas preparam os alunos para interagir em um mundo plural, mas também criam espaços seguros onde todos se sentem valorizados.

Além disso, o papel das lideranças comunitárias é fundamental na promoção do respeito mútuo. Líderes que exemplificam comportamentos respeitosos e inclusivos inspiram outros a fazer o mesmo. Iniciativas que envolvem líderes locais em diálogos sobre inclusão podem resultar em ações concretas que beneficiem toda a comunidade. Através de workshops ou fóruns abertos, essas lideranças podem abordar questões sensíveis e promover soluções colaborativas.

A tecnologia também desempenha um papel significativo na promoção da harmonia social. Plataformas digitais podem ser utilizadas para conectar pessoas de diferentes origens, permitindo trocas culturais enriquecedoras. Redes sociais que incentivam discussões construtivas sobre diversidade ajudam a desmantelar preconceitos e estereótipos prejudiciais.  No entanto, é importante lembrar que essas ferramentas devem ser usadas com responsabilidade para evitar polarizações;

-A prática do respeito deve ser uma via de mão dupla; todos têm o direito de serem ouvidos e respeitados.

-Eventos comunitários que promovem a cultura local são oportunidades valiosas para fortalecer laços sociais.

-A escuta ativa é uma habilidade essencial no processo de construção da harmonia social.

Em suma, cultivar harmonia e respeito não é apenas uma responsabilidade individual; trata-se de um compromisso coletivo com o bem-estar da sociedade como um todo. Ao trabalharmos juntos para promover esses valores essenciais, podemos construir comunidades mais coesas e resilientes. 

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Reflexões sobre o ato de Perdoar!

 

O perdão é um tema complexo e profundamente pessoal que desempenha um papel crucial no processo de autoconhecimento e crescimento pessoal.

         Refletir sobre o perdão não se limita apenas a liberar ressentimentos passados, mas também envolve uma profunda compreensão de si mesmo e dos outros.

         O poder do perdão reside na capacidade de deixar para trás mágoas e ressentimentos que podem estar impedindo o progresso pessoal.

Ao perdoar, não estamos necessariamente absolvendo as ações da outra pessoa, mas sim libertando-nos do peso emocional que carregamos.

         Refletir sobre o perdão também nos permite examinar nossas próprias vulnerabilidades e áreas de crescimento. Muitas vezes, a relutância em perdoar pode revelar questões não resolvidas dentro de nós mesmos que precisam ser abordadas.

         Além disso, o perdão não significa esquecer ou ignorar as transgressões passadas, mas sim escolher conscientemente seguir em frente sem permitir que essas experiências definam nosso presente ou futuro.

O perdão é um ato poderoso que pode transformar vidas e relacionamentos, permitindo a cura emocional e o crescimento pessoal. Ao explorar histórias de prosperidade de perdão, somos confrontados com exemplos concretos de impacto positivo que esse ato pode ter em nossas vidas     

A prática do perdão pode ser transformadora, pois nos permite cultivar compaixão, empatia e aceitação tanto por nós mesmos quanto pelos outros. Ao refletir sobre o perdão, somos desafiados a olhar além das aparências superficiais e a reconhecer a humanidade compartilhada que todos nós possuímos.

 Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

Alinhamento de ações com nossos valores pessoais!

O alinhamento entre ações e valores pessoais é um aspecto fundamental para a construção de uma vida autêntica e significativa. Quando nossas ações estão em harmonia com nossos valores, experimentamos um senso de integridade que se reflete em nossa autoestima e bem-estar emocional. Por outro lado, a dissonância entre o que acreditamos e o que fazemos pode gerar sentimento de culpa, insatisfação e até mesmo crises existenciais.

Para alcançar esse alinhamento, é essencial primeiro ter clareza sobre quais são os nossos valores fundamentais. Uma vez identificados, devemos avaliar regularmente nossas decisões e comportamentos à luz desses princípios. Isso pode ser feito através da prática da auto-reflexão, onde nos perguntamos: "Minhas ações estão refletindo meus valores?" ou "Estou vivendo de acordo com o que considero importante?". Essa prática não apenas promove a autoconsciência, mas também nos ajuda a fazer ajustes quando necessário.

Um exemplo prático desse alinhamento pode ser observado na escolha de carreira. Se alguém valoriza profundamente a sustentabilidade ambiental, mas trabalha em uma indústria poluente sem considerar alternativas mais ecológicas, essa pessoa pode sentir um conflito interno significativo. Ao alinhar sua carreira com seus valores — talvez buscando oportunidades em empresas sustentáveis ou iniciando um projeto próprio — essa pessoa não só se sentirá mais realizada como também contribuirá positivamente para o mundo ao seu redor.

A importância do apoio social nesse processo não deve ser subestimada. Compartilhar nossos valores com amigos e familiares pode criar um ambiente encorajador que reforça nosso compromisso em viver de acordo com eles. Além disso, cercar-se de pessoas que compartilham crenças semelhantes pode facilitar a tomada de decisões coerentes com esses princípios.

Por fim, o alinhamento entre ações e valores pessoais é uma jornada contínua. À medida que evoluímos como indivíduos, nossos valores podem mudar ou se aprofundar; portanto, é vital manter uma abordagem flexível e aberta à reavaliação constante das nossas prioridades. Esse processo não apenas enriquece nossa vida pessoal, mas também fortalece as relações interpessoais e contribui para comunidades mais coesas. 

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

 Hugo Saramago - 

O porquê da ignorância geral!

Observando opiniões nas redes sociais, podemos diagnosticar uma grande discrepância no entendimento e discernimento das pessoas em relações aos assuntos do cotidiano e podemos concluir que a maioria das pessoas seguem a manada. Poucos são os que se atrevem a dar uma opinião com subsídios de conhecimento e contra pontos que contestam o senso comum, com o devido valor de conhecimento dos fatos.

A questão que estou querendo colocar é que: a Verdade Absoluta e inquestionável é que Deus existe, que Ele criou tudo e todos e que tudo está em Deus. Assim, qualquer outra “verdade” é passível de contestação, pois tudo vai depender do conhecimento e argumento de quem está afirmando ou negando qualquer fato.

Albert Einstein, tem uma frase que define bem o que expus no parágrafo acima: “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume ao tamanho de seu saber”.

A maioria da humanidade, vive ou melhor sobrevive na mera ignorância, fascinado com as ilusões que a vida moderna lhes oferece, portanto, não questionam nem duvidam de qualquer besteira que lhes são oferecidas como “verdades” o que em realidade são meras narrativas colocadas com o intuito de controle social.

Para exemplificar o que estou tentando esclarecer, nada melhor que lermos o  Mito da Caverna, onde Platão descreve um grupo de prisioneiros acorrentados em uma caverna desde o nascimento, com suas cabeças voltadas para a parede do fundo. Eles nunca viram o mundo exterior e acreditam que as sombras projetadas na parede pelas figuras que passam são a única realidade. O mito simboliza a jornada do homem em busca da verdade e do conhecimento. Os prisioneiros representam a condição humana de ignorância e ilusão, presos em uma realidade superficial e enganosa. O prisioneiro que é libertado e se eleva acima da caverna representa o sábio/filósofo que busca a verdade além das aparências e das convenções sociais.

Essa alegoria destaca a importância do questionamento, da reflexão crítica e da busca por conhecimento para alcançar uma compreensão mais profunda da realidade. Ela nos convida a questionar nossas percepções e crenças, e a nos libertarmos das limitações impostas pela sociedade e pela ignorância, em busca de uma verdade mais essencial e significativa.

Ou seja, sair das amarras do condicionamento de uma realidade relativa, onde fica mais fácil aderir do que questionar, porque, o aprendizado e o conhecimento requerem esforço e trabalho árduo, e é menos trabalhoso deixar que os outros pensem e decidam por nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                           

Vida

Já perdoei erros quase imperdoáveis,

tentei substituir pessoas insubstituíveis

e esquecer pessoas inesquecíveis.


Já fiz coisas por impulso,

já me decepcionei com pessoas 

que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,

mas também já decepcionei alguém.


Já abracei pra proteger,

já dei risada quando não podia,

fiz amigos eternos,

e amigos que eu nunca mais vi.


Amei e fui amado,

mas também já fui rejeitado,

fui amado e não amei.


Já gritei e pulei de tanta felicidade,

já vivi de amor e fiz juras eternas,

e quebrei a cara muitas vezes!


Já chorei ouvindo música e vendo fotos,

já liguei só para escutar uma voz,

me apaixonei por um sorriso,

já pensei que fosse morrer de tanta saudade

e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).


Mas vivi!

E ainda vivo!

Não passo pela vida.

E você também não deveria passar!


Viva!


Bom mesmo é ir à luta com determinação,

abraçar a vida com paixão,

perder com classe

e vencer com ousadia,

porque o mundo pertence a quem se atreve

e a vida é muito para ser insignificante.


Site  Pensador - Augusto Branco.

Diferença entre Ética, Moral e Lei

A distinção entre ética, moral e lei é fundamental para a compreensão do comportamento humano em sociedade. Embora esses termos sejam frequentemente utilizados de forma intercambiável, cada um possui características únicas que influenciam as ações e decisões dos indivíduos.

A ética pode ser vista como um conjunto de princípios que orientam o comportamento humano, enquanto a moral refere-se às normas e valores específicos de uma cultura ou grupo social. Por sua vez, a lei é um sistema formal de regras estabelecido por uma autoridade governamental.

A ética se concentra no que é considerado certo ou errado em um nível mais amplo e filosófico. Ela busca entender os fundamentos das ações humanas e questiona as razões pelas quais determinadas condutas são valorizadas ou desaprovadas. Por exemplo, na ética profissional, os códigos de conduta são elaborados para guiar os profissionais em suas práticas diárias, promovendo integridade e responsabilidade.

Em contraste, a moral é mais específica e contextualizada. Ela abrange as crenças pessoais ou coletivas sobre o que é aceitável dentro de uma determinada sociedade. As normas morais podem variar significativamente entre culturas; por exemplo, enquanto algumas sociedades podem considerar o individualismo como um valor positivo, outras podem priorizar a coletividade acima do indivíduo.

A lei representa a codificação dessas normas morais em regras obrigatórias que devem ser seguidas pelos cidadãos. As leis são criadas para manter a ordem social e proteger os direitos dos indivíduos. No entanto, nem toda ação legal é necessariamente ética; por exemplo, certas leis podem permitir práticas que muitos considerariam imorais, como discriminação ou exploração laboral.

Portanto, compreender essas diferenças é crucial para navegar nas complexidades da vida cotidiana e tomar decisões informadas que não apenas respeitem as leis vigentes mas também reflitam princípios éticos sólidos e valores morais pessoais.

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

A Importância da Reflexão Pessoal!

A reflexão pessoal é um componente essencial na busca pelo sentido da vida, pois nos permite examinar nossas experiências, valores e crenças de maneira crítica. Ao dedicar tempo para pensar sobre nossas ações e motivações, conseguimos identificar o que realmente importa para nós, estabelecendo assim um caminho mais claro em direção ao nosso propósito. Essa prática não apenas promove o autoconhecimento, mas também nos ajuda a alinhar nossas vidas com nossos objetivos e aspirações.

Um dos principais benefícios da reflexão pessoal é a capacidade de promover mudanças significativas em nossa vida. Quando refletimos sobre nossas experiências passadas, podemos aprender com erros e acertos, ajustando nosso comportamento futuro. Por exemplo, uma pessoa que passou por um fracasso profissional pode usar essa experiência como uma oportunidade de aprendizado, reavaliando suas metas e estratégias para alcançar o sucesso desejado. Essa abordagem proativa transforma desafios em oportunidades de crescimento.

Além disso, a reflexão pessoal contribui para o desenvolvimento emocional e psicológico. Estudos mostram que indivíduos que praticam a auto reflexão regularmente tendem a ter maior resiliência emocional e são mais capazes de lidar com estresse e adversidades. Isso ocorre porque a reflexão nos permite processar emoções complexas e encontrar significado nas dificuldades enfrentadas. Viktor Frank enfatizou essa ideia ao afirmar que mesmo nas situações mais desumanizadoras, como as vividas durante o Holocausto, encontrar um propósito pode ser uma fonte poderosa de força interior.

A prática da meditação é uma ferramenta eficaz para facilitar a reflexão pessoal. Ao criar um espaço mental tranquilo, podemos explorar nossos pensamentos sem distrações externas. A meditação não só melhora nossa concentração como também nos ajuda a desenvolver uma consciência mais profunda sobre nós mesmos e nossas interações com o mundo ao nosso redor.

Em suma, a reflexão pessoal é fundamental na jornada em busca do sentido da vida. Ela nos capacita a entender melhor quem somos e o que queremos alcançar, permitindo-nos viver de forma mais intencional e autêntica. Ao integrar essa prática em nossa rotina diária, podemos cultivar uma vida rica em significado e propósito. 

Qual o sentido da VIDA?

 

A busca pelo sentido da vida é uma das questões mais profundas e universais que a humanidade enfrenta. Desde os primórdios da civilização, filósofos, teólogos e cientistas têm se debruçado sobre essa questão, cada um oferecendo suas próprias interpretações e respostas.

O sentido da vida pode ser entendido como a razão pela qual existimos, o propósito que nos motiva a seguir em frente mesmo diante das adversidades. Em um mundo repleto de incertezas e mudanças rápidas, muitos indivíduos se sentem perdidos ou desmotivados.

A reflexão sobre o sentido da vida não apenas proporciona um alicerce para a nossa existência, mas também nos ajuda a estabelecer prioridades e valores pessoais. Essa busca pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo experiências pessoais, crenças culturais e religiosas, bem como as interações sociais que moldam nossa percepção do mundo.

As abordagens filosóficas variam amplamente: enquanto alguns pensadores defendem que o sentido deve ser encontrado dentro de nós mesmos — como proposto por existencialistas como Jean-Paul Sartre — outros sugerem que ele reside em algo maior, seja na espiritualidade ou na conexão com os outros. Por exemplo, Viktor Frank, psiquiatra e sobrevivente do Holocausto, argumentou que encontrar significado nas experiências dolorosas é fundamental para a resiliência humana.

Além disso, as descobertas recentes nas neurociências revelam que nosso cérebro está programado para buscar padrões e significados. Estudos mostram que atividades como meditação e práticas de gratidão podem aumentar nossa sensação de propósito ao promover conexões emocionais mais profundas com nós mesmos e com os outros.

Portanto, entender o sentido da vida não é apenas uma questão filosófica; é uma jornada pessoal que envolve autoconhecimento e reflexão contínua. Ao explorar diferentes perspectivas sobre esse tema complexo, podemos descobrir novas formas de viver com intenção e autenticidade.

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Uma amizade Verdadeira!

A compreensão do que constitui uma amizade verdadeira é fundamental para fomentar relações duradouras e significativas. Em um contexto onde as interações frequentemente se limitam ao ambiente digital, discernir a essência de uma amizade autêntica torna-se ainda mais crucial.

Uma amizade verdadeira transcende a mera troca de informações ou encontros casuais; ela se baseia em pilares sólidos como confiança, apoio mútuo, e um profundo entendimento emocional entre os indivíduos.

Primeiramente, a confiança é o alicerce sobre o qual todas as amizades verdadeiras são construídas. Ela permite que amigos se sintam seguros para compartilhar seus pensamentos mais íntimos e vulnerabilidades sem temer julgamentos ou rejeição. Esta confiança mútua cria um espaço seguro onde ambos os lados podem expressar suas verdadeiras emoções e opiniões.

Além disso, o apoio mútuo é outro indicativo crucial de uma amizade genuína. Amigos verdadeiros estão presentes tanto nos momentos de celebração quanto nos períodos de adversidade. Eles oferecem não apenas seu ombro e ouvido, mas também sua capacidade de proporcionar conselhos práticos e assistência tangível quando necessário. Este suporte vai além das conveniências; ele persiste mesmo quando há sacrifícios pessoais envolvidos.

O entendimento emocional entre amigos verdadeiros também é profundamente significativo. Amigos que compreendem as nuances emocionais uns dos outros tendem a ter uma conexão mais forte e resiliente. Eles são capazes de antecipar necessidades, reconhecer mudanças de humor e oferecer conforto de maneiras que realmente ressoam com o estado emocional do outro.

Finalmente, a reciprocidade é essencial em qualquer amizade verdadeira. Isso não significa que tudo seja sempre igual ou medido, mas sim que existe um equilíbrio saudável no dar e receber entre os amigos. Essa troca equitativa fortalece os laços e garante que nenhum dos lados sinta-se sobrecarregado ou negligenciado.

Portanto, definir amizade verdadeira envolve olhar além das interações superficiais para identificar as qualidades substanciais que sustentam relacionamentos duradouros e enriquecedores. Ao cultivar esses elementos fundamentais, podemos desenvolver conexões humanas profundas que não apenas sobrevivem ao teste do tempo, mas também melhoram nossa qualidade de vida geral.


Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

   


A importância do PERDÃO em nossa Vida!

 

O perdão é um ato de liberação e cura, tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. Ele não significa esquecer ou aceitar o que aconteceu, mas sim escolher deixar de lado a raiva, ressentimento e desejo de vingança em relação a uma situação dolorosa. O perdão não justifica as ações erradas, mas permite que as pessoas se libertem do peso emocional que carregam.

         Perdoar não é um sinal de fraqueza, mas sim de força interior e coragem. É um ato de autocompaixão e amor próprio, pois permite que a pessoa se liberte do ciclo de negatividade e dor que o ressentimento pode causar. Ao perdoar, a pessoa escolhe se libertar do passado e seguir em frente com mais leveza e paz interior.

         O perdão também é essencial para manter relacionamentos saudáveis ​e duradouros. Quando uma pessoa é capaz de perdoar seu parceiro por erros passados, ela fortalece a conexão entre eles e constrói confiança mútua. Além disso, o perdão promove um ambiente de compreensão e empatia, permitindo que ambas as partes cresçam juntas através da superação das dificuldades.

         Em última análise, o perdão é um presente que damos a nós mesmos. Ao liberar o fardo do ressentimento e da mágoa, abrimos espaço para sentimentos positivos como gratidão, compaixão e amor florescerem em nossas vidas. O verdadeiro significado do perdão reside na capacidade de transformar dor em cura, conflito em paz e separação em união.

 

O Sermão da Montanha - Mateus 5 a 7.

 

O "Sermão da Montanha" é uma das passagens mais famosas dos Evangelhos, encontrada no livro de Mateus, capítulos 5 a 7. Nele, Jesus aborda uma série de temas essenciais para a vida espiritual e ética dos seus seguidores. A mensagem central do sermão é o Reino de Deus e como os seguidores de Jesus devem viver de acordo com seus princípios.

 Em resumo, algumas das principais mensagens do Sermão da Montanha são:

 As Bem-Aventuranças: Jesus começa o sermão com as bem-aventuranças, que descrevem as características e as bênçãos dos que são fiéis a Deus, como os humildes, os que buscam a justiça, os pacificadores, entre outros.

 1 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha vinda 1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

 

2. A ética do Reino de Deus: Jesus aborda questões éticas, como a importância da misericórdia, da pureza de coração, da paz e do amor ao próximo.

 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

 

3. A lei e a justiça: Ele fala sobre a interpretação correta da Lei de Moisés, enfatizando que não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la, e instruindo sobre uma justiça que vai além da observância externa da lei, penetrando nos motivos do coração.

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

 

4. Relações interpessoais: Jesus ensina sobre perdão, reconciliação, amor aos inimigos e a importância de tratar os outros com respeito e justiça.

 

 5. Práticas religiosas: Ele adverte contra a hipocrisia nas práticas religiosas, como a oração, o jejum e a esmola, enfatizando a importância da sinceridade e da humildade diante de Deus.

 

Em suma, o Sermão da Montanha é uma chamada para uma vida transformada pela graça de Deus, caracterizada pela justiça, misericórdia, amor ao próximo e busca pelo Reino de Deus em todas as coisas.

 

Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...