O porquê da ignorância geral!

Observando opiniões nas redes sociais, podemos diagnosticar uma grande discrepância no entendimento e discernimento das pessoas em relações aos assuntos do cotidiano e podemos concluir que a maioria das pessoas seguem a manada. Poucos são os que se atrevem a dar uma opinião com subsídios de conhecimento e contra pontos que contestam o senso comum, com o devido valor de conhecimento dos fatos.

A questão que estou querendo colocar é que: a Verdade Absoluta e inquestionável é que Deus existe, que Ele criou tudo e todos e que tudo está em Deus. Assim, qualquer outra “verdade” é passível de contestação, pois tudo vai depender do conhecimento e argumento de quem está afirmando ou negando qualquer fato.

Albert Einstein, tem uma frase que define bem o que expus no parágrafo acima: “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume ao tamanho de seu saber”.

A maioria da humanidade, vive ou melhor sobrevive na mera ignorância, fascinado com as ilusões que a vida moderna lhes oferece, portanto, não questionam nem duvidam de qualquer besteira que lhes são oferecidas como “verdades” o que em realidade são meras narrativas colocadas com o intuito de controle social.

Para exemplificar o que estou tentando esclarecer, nada melhor que lermos o  Mito da Caverna, onde Platão descreve um grupo de prisioneiros acorrentados em uma caverna desde o nascimento, com suas cabeças voltadas para a parede do fundo. Eles nunca viram o mundo exterior e acreditam que as sombras projetadas na parede pelas figuras que passam são a única realidade. O mito simboliza a jornada do homem em busca da verdade e do conhecimento. Os prisioneiros representam a condição humana de ignorância e ilusão, presos em uma realidade superficial e enganosa. O prisioneiro que é libertado e se eleva acima da caverna representa o sábio/filósofo que busca a verdade além das aparências e das convenções sociais.

Essa alegoria destaca a importância do questionamento, da reflexão crítica e da busca por conhecimento para alcançar uma compreensão mais profunda da realidade. Ela nos convida a questionar nossas percepções e crenças, e a nos libertarmos das limitações impostas pela sociedade e pela ignorância, em busca de uma verdade mais essencial e significativa.

Ou seja, sair das amarras do condicionamento de uma realidade relativa, onde fica mais fácil aderir do que questionar, porque, o aprendizado e o conhecimento requerem esforço e trabalho árduo, e é menos trabalhoso deixar que os outros pensem e decidam por nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...