A importância do PERDÃO em nossa Vida!

 

O perdão é um ato de liberação e cura, tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. Ele não significa esquecer ou aceitar o que aconteceu, mas sim escolher deixar de lado a raiva, ressentimento e desejo de vingança em relação a uma situação dolorosa. O perdão não justifica as ações erradas, mas permite que as pessoas se libertem do peso emocional que carregam.

         Perdoar não é um sinal de fraqueza, mas sim de força interior e coragem. É um ato de autocompaixão e amor próprio, pois permite que a pessoa se liberte do ciclo de negatividade e dor que o ressentimento pode causar. Ao perdoar, a pessoa escolhe se libertar do passado e seguir em frente com mais leveza e paz interior.

         O perdão também é essencial para manter relacionamentos saudáveis ​e duradouros. Quando uma pessoa é capaz de perdoar seu parceiro por erros passados, ela fortalece a conexão entre eles e constrói confiança mútua. Além disso, o perdão promove um ambiente de compreensão e empatia, permitindo que ambas as partes cresçam juntas através da superação das dificuldades.

         Em última análise, o perdão é um presente que damos a nós mesmos. Ao liberar o fardo do ressentimento e da mágoa, abrimos espaço para sentimentos positivos como gratidão, compaixão e amor florescerem em nossas vidas. O verdadeiro significado do perdão reside na capacidade de transformar dor em cura, conflito em paz e separação em união.

 

O Sermão da Montanha - Mateus 5 a 7.

 

O "Sermão da Montanha" é uma das passagens mais famosas dos Evangelhos, encontrada no livro de Mateus, capítulos 5 a 7. Nele, Jesus aborda uma série de temas essenciais para a vida espiritual e ética dos seus seguidores. A mensagem central do sermão é o Reino de Deus e como os seguidores de Jesus devem viver de acordo com seus princípios.

 Em resumo, algumas das principais mensagens do Sermão da Montanha são:

 As Bem-Aventuranças: Jesus começa o sermão com as bem-aventuranças, que descrevem as características e as bênçãos dos que são fiéis a Deus, como os humildes, os que buscam a justiça, os pacificadores, entre outros.

 1 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha vinda 1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

 

2. A ética do Reino de Deus: Jesus aborda questões éticas, como a importância da misericórdia, da pureza de coração, da paz e do amor ao próximo.

 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

 

3. A lei e a justiça: Ele fala sobre a interpretação correta da Lei de Moisés, enfatizando que não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la, e instruindo sobre uma justiça que vai além da observância externa da lei, penetrando nos motivos do coração.

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

 

4. Relações interpessoais: Jesus ensina sobre perdão, reconciliação, amor aos inimigos e a importância de tratar os outros com respeito e justiça.

 

 5. Práticas religiosas: Ele adverte contra a hipocrisia nas práticas religiosas, como a oração, o jejum e a esmola, enfatizando a importância da sinceridade e da humildade diante de Deus.

 

Em suma, o Sermão da Montanha é uma chamada para uma vida transformada pela graça de Deus, caracterizada pela justiça, misericórdia, amor ao próximo e busca pelo Reino de Deus em todas as coisas.

 

A necessidade da Fé em nossa vida!


 "Você já parou para refletir sobre o papel da fé na sua vida? Não falo apenas da fé religiosa, mas da fé no sentido mais amplo: fé em si mesmo, fé nas pessoas ao seu redor, fé no futuro. Em momentos de dificuldades, quando as incertezas da vida nos cercam, é a fé que, muitas vezes, nos mantém de pé."

O que é fé?

A fé pode ser difícil de definir de forma única, pois ela se manifesta de diferentes maneiras em cada pessoa. Para muitos, a fé está ligada à religião. A crença em algo maior que nós, algo transcendental, que nos dá propósito e significado. Mas a fé vai além disso. Fé também é acreditar em algo que não podemos ver ou tocar, mas sentimos profundamente: fé no amor, nas pessoas, na mudança.

A fé é, acima de tudo, confiança. Quando você tem fé, você acredita que, mesmo diante dos maiores desafios, há algo que nos sustenta. Pode ser a crença em um poder superior, a confiança em sua própria capacidade, ou até mesmo a esperança no amanhã.

Fé e superação.

Agora, imagine uma pessoa enfrentando uma situação difícil: uma doença, a perda de um ente querido, uma crise financeira, ou até mesmo uma luta interna. O que a mantém firme em meio a essa tempestade? A fé. A fé não é uma solução mágica que resolve todos os problemas instantaneamente. Não. Mas ela dá a força necessária para continuar, para não desistir.

Pessoas que possuem fé, seja em algo divino ou em si mesmas, tendem a se recuperar mais rapidamente dos desafios da vida. A ciência até confirma que a fé pode ter um impacto positivo na saúde mental e física. Estudos mostram que a crença em algo maior pode diminuir os níveis de estresse, aumentar a sensação de bem-estar e até melhorar a resposta do sistema imunológico.

Fé no contexto social.

Mas a fé não se limita ao indivíduo. Ela também é fundamental nas relações humanas. Fé nas pessoas, na solidariedade, na capacidade de se apoiar mutuamente. Em um mundo onde o medo e a desconfiança podem parecer predominantes, manter a fé nos outros pode ser um ato revolucionário. A fé nas pessoas cria laços de empatia, fortalece as comunidades e nos permite criar um ambiente de apoio mútuo.

Quando temos fé em alguém, seja um amigo, um colega ou um desconhecido, estamos investindo no potencial dessa pessoa. Estamos dizendo: 'Eu acredito que você pode'. E, muitas vezes, essa crença é o que motiva o outro a ir mais longe.

O poder da fé no futuro.

A fé também é essencial para o futuro. Em tempos de crise ou incerteza, a fé nos dá esperança. Ela nos permite acreditar que as dificuldades são temporárias e que dias melhores virão. É por isso que, muitas vezes, em meio ao caos, a fé se torna uma fonte de força. Ela nos dá uma visão de longo prazo, uma certeza de que, apesar das circunstâncias, temos o poder de moldar o nosso destino.

Conclusão         

Em resumo, a fé é mais do que uma crença. Ela é um alicerce emocional que nos ajuda a enfrentar os desafios da vida, a confiar nos outros e a acreditar em um futuro melhor. Em momentos de dor ou dúvida, a fé pode ser a luz no fim do túnel. E, embora às vezes seja difícil manter a fé, especialmente quando o mundo parece desmoronar, ela é, sem dúvida, uma das forças mais poderosas que temos como seres humanos.

Portanto, se você está passando por um momento difícil agora, lembre-se: a fé não significa que as coisas sempre serão fáceis, mas ela garante que, no final, você vai ser capaz de atravessar até os maiores obstáculos. Tenha fé – em você, nos outros e no futuro.

  "A fé é a força que nos permite enxergar além do que os olhos podem ver." – Martin Luther King Jr.

 


  

Palavras de sabedoria para desafiar a sua mente!

1. "Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca tentou nada de novo".

- Albert Einstein

2. "Nunca discuta com um tolo; os espectadores podem não conseguir perceber a diferença".

- Mark Twain

3. "Um leão nunca perde o sono por causa das opiniões das ovelhas".

- Desconhecido

4. "As correntes que o prendem são muitas vezes aquelas que se recusa a quebrar".

- Jean-Paul Sartre

5. “Se queres conhecer o verdadeiro carácter de alguém, observa como trata aqueles que nada podem fazer por ele.”

- Jones Wolfgang von Goethe

6. “Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que seja enfrentado.”

-  James Baldwin

7. "O seu silêncio não o irá proteger."

- Audre Lorde

8. “Algumas pessoas são pobres, tudo o que têm é dinheiro.”

- Patrick Meagher

9. “Um homem sábio ouve mais do que fala.”

- Provérbios

10. “Nunca deixe que a lealdade se torne escravidão.”

- Desconhecido

11. "A maioria das pessoas morre aos 25 anos e é enterrada aos 75."

-  Benjamin Franklin

12. “As piores prisões são aquelas que construímos nas nossas mentes.”

- Desconhecido

13. “As pessoas mais fortes não são aquelas que mostram força diante de nós, mas aquelas que travam batalhas sobre as quais nada sabemos.”

- Desconhecido

14. "Antes de curar alguém, pergunte-lhe se está disposto a desistir daquilo que o deixou doente".

- Hipócrates

15. "A solidão é perigosa. É viciante. Depois de ver como é pacífica, não se quer lidar mais com as pessoas."

- Desconhecido

16. "O homem que faz uma pergunta é um tolo por um minuto, o homem que não pergunta é um tolo para o resto da vida".

- Confúcio

17. "Tenha cuidado ao seguir cegamente as massas. Por vezes, o 'M' fica em silêncio."

- Desconhecido

18. "Quanto mais se sabe, mais se percebe que não se sabe."

- Aristóteles

19. "Se quer compreender a mente de alguém, ouça as suas palavras. Se quer compreender o seu coração, observe as suas ações."

- Desconhecido

20. "Não se afoga a cair na água. Afoga-se ficando lá."

- Edward Louis Cole


 

 

  

As Sete Leis Universaís.


 

1- Lei da Atração: Aquilo que focas a tua primordial atenção, certamente atrairá. Sejam aspirações ou desejos por coisas positivas ou negativas. Exemplo: se fores ganancioso e extremamente materialista, por certo, acumularás muitos tesouros. Contudo deverias te lembrar sempre que todos os bens materiais são temporários e passageiros, até mesmo o teu próprio corpo físico. Por outro lado, se fores amoroso, se cultivares valores espirituais atrairás o amor do próximo e as experiências diretas do amor de Deus.

2- Lei da Resistência: Aquilo que resistes por desconhecer a verdade chama-se ignorância e se receias em obter o conhecimento superior espiritual, serás atraído cada uma vez mais aos medos, as angústias e as desavenças. Assim se assegura que a pessoa se livre dos seus medos, suas angústias, depressões e ansiedades lidando com eles diretamente como o conhecimento espiritual superior e sempre como o guia do mestre espiritual, aquele que através do conhecimento superior enfrentou as resistências e as venceu.

3- Lei da Reflexão: Aquilo que aprecias, receias ou desgostas nos outros tens em ti mesmo, e vice-versa, somos em verdade o reflexo do outro. A pessoa imatura apenas projeta no outro a parte de si que não torna consciente. Aquilo que resistes em ti, e receias nos outros, são a causa da nossa principal ignorância, ou seja: Quem Sou! De Onde Vim? Para Onde Vou? Verdadeiramente somos assim, inconscientes.

4- Lei da Manifestação: Tudo se inicia com o verbo, um mantra, um pensamento, uma ideia. Quanto mais forte, mais repetitivo é este, mais depressa e imediatamente se manifesta, pela mecânica material ou espiritual da imantação. O pode criativo da mente e da inteligência, são esses dons inatos ou adquiridos que podem ser trabalhados pelas práticas de yoga e meditação, e assim a pessoa poderá subir para uma plataforma mais elevada e compreenderá as limitações e imperfeições dos seus sentidos físicos materiais.

5- Lei do Livre Arbítrio: Em última análise, não somos os controladores definitivos dos nossos destinos somos apenas responsáveis pelo que criamos totalmente por nossas atitudes, e a isso chamamos de livre arbítrio. Apesar de haver livre arbítrio, é dado à liberdade a pessoa de agir perante os eventos e circunstâncias como quiser de acordo ao seu nível de conhecimento e consciência. Assim, desenvolvendo consciência espiritual, haverá gradualmente o desapego às coisas e aos seus resultados fruitivos e às suas expectativas quase sempre frustrantes e aprenderemos a cultivar ações materiais e espirituais positivas.

6- Lei da Consequência – Causa e Efeito: Tudo surge de algo original anterior, cada evento, cada pensamento causa uma consequência (positiva ou negativa ao nosso julgamento e dos demais). Assim se executamos atos negativos atrairemos atos negativos e atos positivos atrairão de futuro atos positivos. Exemplo: se roubares acabará por ser roubado em algo porque causaste uma desestabilização da harmonia do sistema universal. E enquanto permanecermos agentes e devedores por esse desequilíbrio do perfeito sistema universal, continuaremos neste ciclo de misérias, sofrimentos, nascimentos e mortes.

7- Lei da Harmonia: No Universo tudo tenta atingir o equilíbrio e a harmonia, ou seja, existe um Controlador Supremo. Veja-se o caso do Planeta Terra e da Natureza e de todo o Universo conhecido. Este mundo material é um reflexo pervertido do mundo espiritual, ou Reino de Deus. Tudo que existe aqui existe lá, só que aqui é reflexo pervertido, temporário, ilusório e cheio de sofrimentos e misérias. Lá, tudo é absoluto, eterno, perfeito, pleno de prazer, pleno de conhecimento e pleno de êxtase, ilimitadamente. Aqui no mundo material, somos como o peixe fora da água. Um peixe fora da água, fora de seu ambiente natural, nunca vai conseguir ficar satisfeito, muito pelo contrário, o sofrimento só vai aumentar até a morte. 

 

 

O Poder do Amor...

 

1 Coríntios 13:1-13

 1 - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

2 -  Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

3 - E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

4 - O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

5 - não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

6 - não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

7 - tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 - O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

9 - porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

10 - Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

12 - Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Somos Seres Espirituais e não Materiais!

Fazendo minha caminhada no dia de hoje, o que faço diariamente como exercício regular, comecei a pensar a respeito da brevidade da nossa materialidade enquanto encarnados.

Observando ao longo da nossa história, todas as grandes personalidades sem exceção, tiveram momentos de grande ascensão em poder político e econômico acumulando grandes riquezas materiais e poder de influência na vida dos demais. Só que a vida material deles, não durou mais que algumas poucas décadas e de nada valeram o poder que conquistaram, para mudar o destino fatal.

Para ilustrar o que estou expondo, são as palavras de Alexandre o Grande, ditas aos seus súditos no leito de sua morte aos 33 anos. (356ac a 326ac)

1. “Quero que os melhores médicos carreguem meu caixão para demonstrar que, diante da morte, nem mesmo os melhores médicos do mundo têm poder para curar.”

2. “Quero que a estrada seja coberta com meu tesouro para que todos vejam que a riqueza material adquirida na Terra permanece na Terra.”

3. “Quero que minhas mãos se equilibrem ao vento, para que as pessoas entendam que viemos a este mundo de mãos vazias e deixamos este mundo de mãos vazias depois que o tesouro mais precioso de todos se esgota, que é o TEMPO”.

4. “Não levamos para o túmulo nenhuma riqueza material, embora nossas boas ações possam ser nossos cheques de viagem. O TEMPO é nosso tesouro mais precioso porque é LIMITADO. Podemos produzir mais riqueza, mas não podemos produzir mais tempo.”

Buscando uma outra personalidade do nosso tempo, temos o grande empresário das Big Techs, Steve Jobs que morreu de câncer aos 56 anos de idade, com uma fortuna de US$ 10 bilhões e segundo ele, daria toda a sua fortuna em troca da recuperação de sua saúde.

 Mas o que essa maioria não teve a observância enquanto conquistava suas fortunas era de que tudo aquilo que amealhavam de fato tinha prazo de validade, e que essa constatação só veio quando sua vida estava por um fio e não tinha mais como reverter o desfecho final.  Nada nesta vida material dura para sempre. Desde que nascemos o nosso relógio biológico começa sua contagem em ordem regressiva de horas, dias e anos que teremos para viver.

Na realidade tudo o que conquistamos e possuímos aqui, de forma material é emprestado, podemos fazer uso de tudo que adquirimos, mas quando o dia fatal chegar, ficará tudo aqui, para outros fazerem uso deles. Assim, para que tanta disputa, discórdia e ganância, se chegamos aqui sem nada em anexo e voltamos também sem nada?

Em suma o que estou aprendendo nessa minha curta caminhada pela vida, é que estamos aqui para evoluirmos espiritualmente e por tanto o que importa na realidade é o que de bom aqui fizermos, para então acumularmos em tesouros no Céu, porque a vida material nos foi dada, para que aprendamos com as nossas experiências e assim podermos evoluirmos e voltarmos mais cedo à casa do Pai.

 

 

 

 


Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...