Vivendo no presente...


Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.

O verdadeiro significado do Natal para os cristãos.

O verdadeiro significado do Natal para os cristãos vai além das celebrações festivas, das trocas de presentes e das decorações brilhantes. Para os cristãos, o Natal é um momento de recordar e celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Essa data simboliza o cumprimento da promessa de Deus de enviar um Messias para trazer a salvação à humanidade.

O Natal, portanto, representa a encarnação divina, o momento em que Deus se fez humano, nascendo de Maria, em Belém, para viver entre os homens e trazer uma mensagem de amor, esperança, paz e reconciliação. Para os cristãos, este nascimento é a grande expressão do amor incondicional de Deus pela humanidade, pois Jesus veio para ensinar sobre o perdão, a compaixão e a transformação do coração.

Além disso, o Natal é um convite à reflexão sobre o propósito de nossa vida, inspirando os cristãos a viverem de acordo com os ensinamentos de Cristo, praticando a solidariedade, a generosidade e o cuidado com o próximo, especialmente com os mais necessitados. A celebração do Natal, portanto, é uma lembrança do verdadeiro espírito cristão, que se baseia no amor de Deus e na nossa missão de espalhar esse amor no mundo.

Em resumo, o Natal é uma ocasião para renovar a fé, fortalecer os laços familiares e comunitários, e, acima de tudo, viver a mensagem de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (João 13:34). É um tempo de gratidão e de celebração pela dádiva da vida e pela esperança que Jesus trouxe ao mundo com seu nascimento.

 


O impacto do isolamento social na era digital.


A era digital, apesar de promover uma conectividade sem precedentes, tem contribuído significativamente para o aumento do isolamento social. Este fenômeno é observado não apenas entre os jovens, que são nativos digitais, mas também em adultos e idosos que se encontram cada vez mais imersos em ambientes virtuais.

 A substituição das interações face a face por conexões online pode diminuir a qualidade das relações sociais e afetar negativamente a saúde mental dos indivíduos.

Estudos recentes indicam que o uso excessivo de redes sociais está associado a sentimentos de solidão e ansiedade. A constante comparação com a vida aparentemente perfeita dos outros pode levar a uma distorção da autoimagem e à insatisfação pessoal.

Além disso, o isolamento físico resultante do tempo prolongado diante de telas contribui para o enfraquecimento dos laços comunitários tradicionais, como vizinhança e grupos locais.

Por outro lado, o teletrabalho, que ganhou força após eventos globais como pandemias, também desempenha um papel no isolamento social. Apesar de suas vantagens evidentes em termos de flexibilidade e economia de tempo em deslocamentos, essa modalidade pode levar à sensação de estar "sempre no trabalho" sem uma separação clara entre vida profissional e pessoal. Isso pode resultar em estresse crônico e dificuldades na desconexão do ambiente laboral.

Para combater essas tendências negativas, algumas estratégias podem ser adotadas. Iniciativas como estabelecer limites saudáveis para o uso da tecnologia, priorizar atividades ao ar livre e incentivar encontros presenciais podem ajudar a fortalecer as relações interpessoais. Além disso, programas de bem-estar organizacional que promovem interações sociais no ambiente de trabalho são essenciais para mitigar os efeitos do isolamento provocado pelo teletrabalho.

O Impacto do Isolamento na Era Digital

Em suma, enquanto a tecnologia oferece ferramentas valiosas para manter as pessoas conectadas, é crucial equilibrar seu uso com interações humanas significativas que nutrem nossa necessidade biológica por conexão social verdadeira e apoio mútuo.


O poder transformador da FÉ



"O Poder Transformador da Fé" é uma obra que explora a influência profunda da fé nas vidas individuais e na sociedade. O livro destaca como as crenças espirituais podem servir como catalisadores para mudanças pessoais e coletivas, sendo um recurso valioso para aqueles interessados em crescimento pessoal, espiritualidade e o impacto social das religiões.

A primeira parte do livro aborda os fundamentos teóricos da fé, explorando sua natureza e as diferentes formas como se manifesta nas tradições espirituais ao redor do mundo. Discute-se aqui as bases psicológicas e sociológicas da fé, além de seu papel na formação de identidades. A segunda seção apresenta estudos de caso que ilustram o poder motivacional da fé através de histórias de superação pessoal e liderança comunitária inspirada por crenças religiosas.

Na terceira parte, o livro propõe uma reflexão sobre como os princípios discutidos podem ser utilizados para promover uma sociedade mais justa e empática. Oferece diretrizes práticas para aplicar os ensinamentos da fé no cotidiano, incentivando o leitor a refletir sobre como suas próprias crenças podem contribuir para o bem comum. Com insights de líderes espirituais contemporâneos e estudiosos do tema, esta seção fornece uma visão ampla sobre a capacidade transformadora da fé.

Em suma, "O Poder Transformador da Fé" não apenas ilumina os caminhos pelos quais a fé influencia nossas vidas mas também motiva à introspecção e atuação consciente no mundo, guiados pela força transformadora das nossas crenças.

Obs: Caso você se interesse pelo e-book, me contate pelo e-mail: henrisaram@yahoo.com.br

E-book - Motivação pessoal

O objetivo deste e-book é fornecer um guia prático e acessível para ajudar você a encontrar e manter a  motivação em sua vida diária. Independentemente de onde você esteja em sua jornada pessoal ou  profissional, acredito que todos têm o potencial de alcançar grandes coisas com a mentalidade e as  ferramentas certas. Este e-book foi criado para ser um recurso valioso, cheio de estratégias, histórias  inspiradoras e exercícios práticos que você pode aplicar imediatamente.


O que é Motivação?


Motivação é a força interna que nos impulsiona a agir, a alcançar nossos objetivos e a perseverar mesmo diante de desafios. É o que nos dá energia para sair da cama todos os dias e enfrentar o mundo com determinação. Sem motivação, é difícil manter o foco, a produtividade e a vontade de alcançar nossas metas.

Obs: Caso você se interesse pelo e-book, me contate pelo e-mail: henrisaram@yahoo.com.br





Religião individual

Religião Individual

Chegará um dia em que seremos nossa própria religião e isso quer dizer que entenderemos que somos nosso próprio caminho, verdade e vida (ou existência)…
Entenderemos a nossa religião individual, ou seja, saberemos exatamente o que precisamos para evoluir para o próximo nível de existência (salvação); sendo plenamente consciente do “certo” e o que é “errado”… e nossa doutrina será a da consciência que nos apontará a direção certa a seguir, o caminho a ser trilhado indicando sempre que as escolhas cotidianas devem ser fundamentadas no Bem Maior (amor)…
       Chegará o dia em que seremos independentes e confiantes no que chamamos caminho espiritual ou caminho evolucional, sabendo escolher o que faz bem para a alma e o que não faz sem precisar de doutrinas, sistemas religiosos, sacerdotes ou de qualquer coisa que tente influenciar o modo que queremos experimentar a vida. ..
Entenderemos o mistério do Apóstolo que diz: “Tudo é lícito mas nem tudo convém, tudo é lícito mas não me deixarei dominar por nenhum deles”…
“A nossa cabeça será nosso guia”, indicando que a consciência ilumina nosso caminho a seguir; indicando que somos sensíveis a nossa experiência e independência espiritual.
Eis aqui nossa religião: “ter consciência do Amor que cria, mantém e perpetua toda a existência e deixar que esse amor seja a luz de nossos passos”… “amar o próximo como a nós mesmos” será nossa motivação …
E como foi profetizado: “Chegará o dia em que derramarei Meu Espírito sobre todo ser e todos profetizarão, terão visões espirituais e sonharão… e mostrarei milagres no céu e abaixo da terra… e acontecerá que todo aquele invocar o Senhor será salvo…” (Atos 2)
E salvação é evoluir para o próximo nível de existência sendo este a emancipação da alma para guiar a si mesma plenamente consciente do seu caminhar na existência; não por medo de se perder, mas por amor de existir e pelo anseio do próximo nível…
Nossas ações, nossos sentimentos e aspirações, nossos pensamentos são o caminho para a salvação, ferramentas para nossa evolução; aquilo que realmente precisamos equacionar para se atingir o próximo nível…
Nós somos caminho,verdade e vida ungidos e consagrados pelo Ato de Cristo…

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Crescimento espiritual...


A evolução espiritual é um fenômeno bastante complexo, que se dá em sucessivas fases
No começo, predomina a natureza corpórea.
Dominada pelos instintos, a criatura dedica seu tempo e seu interesse a atividades comezinhas.
Comer, vestir-se, abrigar-se, procriar e cuidar da prole, eis a que se resumem suas preocupações.
Nesse período, o egoísmo é marcante.
Os instintos de conservação da vida e da preservação da espécie têm absoluta preponderância.
Com o tempo, o ser começa a desvincular-se de sua origem.
A inteligência se desenvolve, o raciocínio se sofistica e o senso moral desabrocha.
As invenções tornam possível gastar tempo com questões não diretamente ligadas à sobrevivência.
Viver deixa de ser tão difícil, sob o prisma material.
Em compensação, começam os dilemas morais.
Com a razão desenvolvida, a responsabilidade surge forte nos caminhos espirituais.
O que antes era admissível passa a ser um escândalo.
A sensibilidade se apura e a criatura aspira por realizações intelectuais e afetivas.
Essa nova sensibilidade também evidencia que o próximo é seu semelhante, com igual direito a ser feliz e realizado.
Gradualmente se evidencia a igualdade básica entre todos os homens.
Malgrado possuidores de talentos e valores diversos, não se distinguem no essencial.
Uma chama divina os anima e a todos conduzirá aos maiores cimos da evolução.
Contudo, o abandono dos hábitos toscos das primeiras vivências não é fácil.
Séculos são gastos na árdua tarefa de domar vícios e paixões.
As encarnações se sucedem enquanto o Espírito luta para ascender.
O maior entrave para a libertação das experiências dolorosas é o egoísmo, que possui forte vínculo com o apego às coisas corpóreas.
Quanto mais se aferra aos bens materiais, mais o homem demonstra pouco compreender sua natureza espiritual.
O Espírito necessita libertar-se do apego a coisas transitórias.
Apenas assim ele adquire condições de viver as experiências sublimes a que está destinado.
Quem deseja sair do primitivismo deve combater o gosto pronunciado pelos gozos da matéria.
O melhor meio para isso é praticar a abnegação.
Trata-se de uma virtude que se caracteriza pelo desprendimento e pelo desinteresse.
A ação abnegada importa na superação das tendências egoísta do agente.
Age-se em benefício de uma causa, pessoa ou princípio, sem visar a qualquer vantagem ou interesse pessoal.
Certamente não é uma virtude que se adquire a brincar.
Apenas com disciplina e determinação é que ela se incorpora ao caráter.
Mas como ninguém fará o trabalho alheio, é preciso principiar em algum momento Comece, pois, a praticar a abnegação.Esforce-se em realisar uma
série de atitudes com foco no próximo.
Esqueça a sua personalidade e pense com interesse no bem alheio.
Esse esforço inicial não tardará a dar frutos.
O gosto pelo transitório lentamente o abandonará.
Ele será substituído pelos prazeres espirituais.
Você descobrirá a ventura de ser bondoso, de amparar os caídos e de ensinar os ignorantes.Esses gostos suaves e transcendentes o conduzirão a esferas de sublimes realizações.
Pense Nisso...(autor desconhecido)

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...