O ser humano possui órgãos sensoriais com os quais pode fazer observações no mundo físico. Após efetuar muitas observações, começa a perceber padrões fixos naquilo que contempla. Vê que a água corre morro abaixo, que os corpos celestes sofrem certas trajetórias, que a eletricidade correndo por um filamento pode produzir luz e calor, etc. Depois, estabelece leis que são enunciadas a partir dos padrões observados. Desenvolve do mesmo modo teorias que têm por intenção explicar porque as coisas sucedem de uma determinada maneira. Essas teorias freqüentemente incluem objetos não perceptíveis sensorialmente, mas que são aceitos como certos se as explicações a eles associadas são a razão da água correr morro abaixo e dos objetos próximos à Terra cairem quando perdem o apoio é a gravidade que os atrai. Ninguém jamais viu um elétron, mas a produção de calor por meio de uma corrente elétrica pode ser explicada, dizendo que a corrente elétrica está composta de elétrons em movimento, que os elétrons em movimento têm energia cinética ( de novo algo invisível ), que os elétrons se chocam com os átomos no fio, sua energia cinética se transforma em energia calórica. Devido a que os elétrons servem para proporcionar uma explicação para os efeitos calóricos das correntes elétricas e outros fenômenos, os elétrons se convertem em parte da teoria e se crê em sua existência.
Este processo de observação do mundo material e de elaboração de leis e teorias se denomina "ciência materialista". A ciência materialista tem limitações. Baseia-se nas percepções dos sentidos físicos e inferências feitas das mesmas. Entretanto, há algumas coisas que não podem ser percebidas fisicamente ou inferidas . A religião é necessária para completar o quadro. Alguns indivíduos são clarividentes, ou seja, são capazes de perceber os mundos suprafísicos. Eles observam esses mundos e o seu "modus operandi", desenvolveram e escreveram as leis que vigoram nesses mundos suprafísicos. Aqueles que ainda não podem fazer essas observações por si mesmos só podem saber sobre os mundos suprafísicos se estão dispostos a ter fé nas afirmações dos clarividentes . A ciência materialista se ocupa das relações físicas de causa e efeito, porém, não pode detectar as influências espirituais que governam e controlam o que ocorrem na Terra. Os clarividentes vêem que os fenômenos da natureza ( vulcões, terremotos, o raio e o clima ) são todos ações deliberadas das hierarquias divinas. Os clarividentes dizem que inclusive nós mesmos somos guiados, de forma que tudo o que encontramos na vida foi preparado, já que necessitávamos enfrentá-la para impulsionar nossa evolução. A ciência materialista observou que, se um corpo A empurra um corpo B, então o corpo B reage sobre o A com uma força igual e oposta, porém a ciência materialista não pode fazer afirmações sobre as reações que estejam além das forças observáveis. Os clarividentes afirmam que quando a pessoa A influencia a pessoa B em um nível emocional, mental ou espiritual, esta influencia retorna a ela e será sentida mais tarde por A.
Chegará um tempo em que cada pessoa desenvolverá seu próprio poder clarividente. O que agora é conhecido mediante a religião formará então parte da ciência. Até esse momento, entretanto, a religião e a ciência se complementarão uma a outra. Ambas são necessárias para a imagem completa da verdade.
(texto extraído do livro "Ciência e Religião - Elza M. Glover - Phd. site:www.fraternidaderosacruz.org)
HÁ ALGO MAIS... UM AMOR. UMA LUZ – XXII*
Não, eles não morreram!
Podem ter sumido à percepção do sentidos do corpo...
Mas, quem disse que a medida dos sentidos humanos é a medida do universo?
E, aquilo que se sente no coração, pode ser medido por qual parâmetro da mente?
Ah, que médico patologista dissecou algum espírito em suas autópsias?
O que pode ser dissecado é só o corpo, jamais a consciência.
E o Amor, então? Quem pode limitá-lo ou quantificá-lo? E quem é craque nisso?
Eu não posso dissecar um espírito para você – nem prendê-lo numa garrafa.
Nem posso lhe dar o discernimento espiritual necessário para você sentir algo...
O que posso lhe dizer é sobre a certeza que trago em meu coração.
E isso eu não aprendi em nenhuma doutrina, não. É um estado de consciência.
Sou um espírito – e você também! E, nesse momento, estamos aqui na Terra.
Estamos com cara de gente e andando pelo mundo, na condição de homens.
Mas, quem disse que somos só isso?... Não, não, nossa cara real não é essa.
Não somos brancos ou negros; nem amarelos ou vermelhos; nem altos ou baixos.
Ah, temos a cara das estrelas! E a nossa raça é a da Luz – como tudo no universo.
E como é que você espera descobrir isso dissecando um cadáver?
Que tal descobrir isso no olhar de alguém querido? Ou olhando um pôr-de-sol?
Ou, simplesmente meditando e refletindo; ou sentindo seu coração...
Contudo, não me peça uma técnica para isso; não é questão de dissecação.
Tem mais a ver com o que se sente, e não se explica. Algo a mais...
E não espere um espírito se materializar diante de você para tirar suas dúvidas.
E nem a morte chegar para pensar nisso, porque você não sabe quando partirá...
E nem pense que o universo está preocupado com o que você acha das coisas.
O lance é com você mesmo. E o seu despertar beneficia a quem mesmo?
Há algo mais... Um Amor. Uma Luz. E isso não se vê com os olhos do corpo.
O seu bisturi é bom para cortar carne, mas nada resolve quando o lance é a Luz.
Por acaso, você espera encontrar, numa cirurgia, o Amor dentro do coração?
Ou ver o brilho das estrelas nos olhos de alguém num exame oftalmológico?
Ou, quem sabe, achar uma consciência numa cirurgia de crânio aberto?
E o que uma trepanação craniana teria a ver com iluminação espiritual?
Não, não. Para achar a Grande Luz, só com alguma Luz iluminando a jornada.
Para falar de Amor, só com o coração; pois só quem ama é que sabe...
Você poderá carregar seu ceticismo e suas dúvidas, mas não para sempre.
Em algum momento, na Terra ou além, você saberá. E isso é com você mesmo.
Estamos aqui na Terra, mas só por um tempo... E depois, algo mais...
Por enquanto, faça o seu melhor. Cure os outros com sua técnica médica.
E no trato particular, de algum jeito, cure suas emoções e seus pensamentos.
Você é médico dos homens, não da alma; e o seu saber tem limites e condições.
Ajude os seus pacientes e fique feliz com isso; cumpra bem sua missão.
Mas não pretenda que o seu saber lhe revele os mistérios da Luz no corpo.
Para isso, precisa de algo mais... Um Amor. Uma Luz.
E isso não se aprende em lugar algum da Terra. É estado de consciência.
E nem precisa morrer para descobrir isso. É coisa que se sente...
E eu comecei esse papo dizendo-lhe o seguinte: “eles não morreram, não”.
E, agora, continuo dizendo-lhe a mesma coisa: “eles não morreram!”
Então, escute com seu coração; talvez os seus amigos estejam cantando algo...
“Lá do Astral” – que não se vê com os olhos do corpo -, eles o veem, sim.
E sabem o quanto você os amava. E o quanto a saudade aperta o seu coração.
No entanto, eles também sabem que você é um espírito e que há algo mais...
Sabem que por trás dessa aparência de médico durão está um homem de bem.
Sim, eles sabem que você olha para o céu estrelado e chora quietinho.
E que, às vezes, quando a saudade aperta mais, você quer ir embora também.
Sim, eles sabem de seus acertos e erros, pois o conhecem muito bem.
Sabem que você perdeu sua fé e se deixou levar por diversas ilusões.
Ah, eu não posso lhe provar nada, a não ser isso que estou lhe dizendo aqui.
Como eu poderia lhe dizer o que eles me contaram, em espírito e verdade?
Algo que escutei com os sentidos espirituais, além dos barulhos do mundo.
Como lhe dizer que sua fé ainda está aí, debaixo dessa sua capa de orgulho tolo?
E que o Amor ainda fala com você, mesmo que sua arrogância não lhe deixe ver?
Você se anestesiou espiritualmente, mas quem disse que seu coração aceitou?
E agora, o que fazer com essa saudade? Como operar algo assim, não físico?
Não, eu não tenho como lhe provar nada. Eu só sei desse seu choro secreto.
E que seus amigos não morreram! E que, “lá do Astral”, eles vibram por você.
Porque a morte não mata as amizades verdadeiras, que são de alma.
Nem apaga o Amor real, que viaja por entre os planos, de coração a coração.
Ah, o que posso lhe dizer mais, que não seja essa certeza que está em meu peito?
E que eu lhe envio por intermédio dessas palavras grafadas aqui.
Quem sabe, se você as ler com o coração, talvez compreenda algo mais...
Sim, algo mais... Um Amor. Uma Luz.
(Wagner Borges - www.ippb.org.br)
Podem ter sumido à percepção do sentidos do corpo...
Mas, quem disse que a medida dos sentidos humanos é a medida do universo?
E, aquilo que se sente no coração, pode ser medido por qual parâmetro da mente?
Ah, que médico patologista dissecou algum espírito em suas autópsias?
O que pode ser dissecado é só o corpo, jamais a consciência.
E o Amor, então? Quem pode limitá-lo ou quantificá-lo? E quem é craque nisso?
Eu não posso dissecar um espírito para você – nem prendê-lo numa garrafa.
Nem posso lhe dar o discernimento espiritual necessário para você sentir algo...
O que posso lhe dizer é sobre a certeza que trago em meu coração.
E isso eu não aprendi em nenhuma doutrina, não. É um estado de consciência.
Sou um espírito – e você também! E, nesse momento, estamos aqui na Terra.
Estamos com cara de gente e andando pelo mundo, na condição de homens.
Mas, quem disse que somos só isso?... Não, não, nossa cara real não é essa.
Não somos brancos ou negros; nem amarelos ou vermelhos; nem altos ou baixos.
Ah, temos a cara das estrelas! E a nossa raça é a da Luz – como tudo no universo.
E como é que você espera descobrir isso dissecando um cadáver?
Que tal descobrir isso no olhar de alguém querido? Ou olhando um pôr-de-sol?
Ou, simplesmente meditando e refletindo; ou sentindo seu coração...
Contudo, não me peça uma técnica para isso; não é questão de dissecação.
Tem mais a ver com o que se sente, e não se explica. Algo a mais...
E não espere um espírito se materializar diante de você para tirar suas dúvidas.
E nem a morte chegar para pensar nisso, porque você não sabe quando partirá...
E nem pense que o universo está preocupado com o que você acha das coisas.
O lance é com você mesmo. E o seu despertar beneficia a quem mesmo?
Há algo mais... Um Amor. Uma Luz. E isso não se vê com os olhos do corpo.
O seu bisturi é bom para cortar carne, mas nada resolve quando o lance é a Luz.
Por acaso, você espera encontrar, numa cirurgia, o Amor dentro do coração?
Ou ver o brilho das estrelas nos olhos de alguém num exame oftalmológico?
Ou, quem sabe, achar uma consciência numa cirurgia de crânio aberto?
E o que uma trepanação craniana teria a ver com iluminação espiritual?
Não, não. Para achar a Grande Luz, só com alguma Luz iluminando a jornada.
Para falar de Amor, só com o coração; pois só quem ama é que sabe...
Você poderá carregar seu ceticismo e suas dúvidas, mas não para sempre.
Em algum momento, na Terra ou além, você saberá. E isso é com você mesmo.
Estamos aqui na Terra, mas só por um tempo... E depois, algo mais...
Por enquanto, faça o seu melhor. Cure os outros com sua técnica médica.
E no trato particular, de algum jeito, cure suas emoções e seus pensamentos.
Você é médico dos homens, não da alma; e o seu saber tem limites e condições.
Ajude os seus pacientes e fique feliz com isso; cumpra bem sua missão.
Mas não pretenda que o seu saber lhe revele os mistérios da Luz no corpo.
Para isso, precisa de algo mais... Um Amor. Uma Luz.
E isso não se aprende em lugar algum da Terra. É estado de consciência.
E nem precisa morrer para descobrir isso. É coisa que se sente...
E eu comecei esse papo dizendo-lhe o seguinte: “eles não morreram, não”.
E, agora, continuo dizendo-lhe a mesma coisa: “eles não morreram!”
Então, escute com seu coração; talvez os seus amigos estejam cantando algo...
“Lá do Astral” – que não se vê com os olhos do corpo -, eles o veem, sim.
E sabem o quanto você os amava. E o quanto a saudade aperta o seu coração.
No entanto, eles também sabem que você é um espírito e que há algo mais...
Sabem que por trás dessa aparência de médico durão está um homem de bem.
Sim, eles sabem que você olha para o céu estrelado e chora quietinho.
E que, às vezes, quando a saudade aperta mais, você quer ir embora também.
Sim, eles sabem de seus acertos e erros, pois o conhecem muito bem.
Sabem que você perdeu sua fé e se deixou levar por diversas ilusões.
Ah, eu não posso lhe provar nada, a não ser isso que estou lhe dizendo aqui.
Como eu poderia lhe dizer o que eles me contaram, em espírito e verdade?
Algo que escutei com os sentidos espirituais, além dos barulhos do mundo.
Como lhe dizer que sua fé ainda está aí, debaixo dessa sua capa de orgulho tolo?
E que o Amor ainda fala com você, mesmo que sua arrogância não lhe deixe ver?
Você se anestesiou espiritualmente, mas quem disse que seu coração aceitou?
E agora, o que fazer com essa saudade? Como operar algo assim, não físico?
Não, eu não tenho como lhe provar nada. Eu só sei desse seu choro secreto.
E que seus amigos não morreram! E que, “lá do Astral”, eles vibram por você.
Porque a morte não mata as amizades verdadeiras, que são de alma.
Nem apaga o Amor real, que viaja por entre os planos, de coração a coração.
Ah, o que posso lhe dizer mais, que não seja essa certeza que está em meu peito?
E que eu lhe envio por intermédio dessas palavras grafadas aqui.
Quem sabe, se você as ler com o coração, talvez compreenda algo mais...
Sim, algo mais... Um Amor. Uma Luz.
(Wagner Borges - www.ippb.org.br)
A Fraternidade Rosacruz e Sua Missão
A Fraternidade Rosacruz Max Heindel não é uma seita ou organização religiosa, mas sim uma grande Escola de Pensamento. Sua finalidade precípua é divulgar a admirável filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel, escolhido para esse fim pelos Irmãos Maiores da Ordem Espiritual.
Seus ensinamentos projetam luz sobre o lado científico e o aspecto espiritual dos problemas relacionados à origem e evolução do homem e do Universo. Tais ensinamentos, contudo, não constituem um fim em si mesmo, mas um meio para o ser humano tornar-se melhor em todos os sentidos, desenvolvendo assim o sentimento de altruísmo e do dever, para o estabelecimento da Fraternidade Universal.
O fim a que se destina a Filosofia Rosacruz é despertar a humanidade para o conhecimento das Leis Divinas, que conduzem toda a evolução do homem, e, ainda:
(I) explicar as fontes ocultas da vida. O homem, conhecendo as forças que trabalham dentro de si mesmo, pode fazer melhor uso de suas qualidades;
(II) ensinar o objetivo da evolução, o que habilita o homem para trabalhar em harmonia com o Plano Divino e desenvolver suas próprias possibilidades, ainda desconhecidas para grande parte da humanidade;
(III) mostrar as razões pelas quais o Serviço amoroso e desinteressado ao próximo é o caminho mais curto e mais seguro para a expansão da consciência espiritual.
O Movimento Rosacruz, pública e mundialmente iniciado pelo engenheiro Max Heindel, é fundamentalmente uma Escola de reforma interna para a humanidade, uma Escola de desenvolvimento e expansão de consciência, tratando de nossa origem espiritual e da finalidade de nossa evolução.Foram publicados livros e organizados Cursos por Correspondência para os aspirantes que desejam estudar as verdades espirituais, mas como auxílio e não como fim em si mesmo, pois o estudo, em si só, não basta. A teoria precisa da experiência, obtida mediante a prática, para ser desenvolvida em sabedoria e poder. E, precisamente, a Fraternidade Rosacruz destina-se a prestar a orientação necessária aos aspirantes, para se chegar à aplicação da Lei Espitual na solução dos problemas individuais e coletivos.(www.fraternidaderosacruz.org)
Seus ensinamentos projetam luz sobre o lado científico e o aspecto espiritual dos problemas relacionados à origem e evolução do homem e do Universo. Tais ensinamentos, contudo, não constituem um fim em si mesmo, mas um meio para o ser humano tornar-se melhor em todos os sentidos, desenvolvendo assim o sentimento de altruísmo e do dever, para o estabelecimento da Fraternidade Universal.
O fim a que se destina a Filosofia Rosacruz é despertar a humanidade para o conhecimento das Leis Divinas, que conduzem toda a evolução do homem, e, ainda:
(I) explicar as fontes ocultas da vida. O homem, conhecendo as forças que trabalham dentro de si mesmo, pode fazer melhor uso de suas qualidades;
(II) ensinar o objetivo da evolução, o que habilita o homem para trabalhar em harmonia com o Plano Divino e desenvolver suas próprias possibilidades, ainda desconhecidas para grande parte da humanidade;
(III) mostrar as razões pelas quais o Serviço amoroso e desinteressado ao próximo é o caminho mais curto e mais seguro para a expansão da consciência espiritual.
O Movimento Rosacruz, pública e mundialmente iniciado pelo engenheiro Max Heindel, é fundamentalmente uma Escola de reforma interna para a humanidade, uma Escola de desenvolvimento e expansão de consciência, tratando de nossa origem espiritual e da finalidade de nossa evolução.Foram publicados livros e organizados Cursos por Correspondência para os aspirantes que desejam estudar as verdades espirituais, mas como auxílio e não como fim em si mesmo, pois o estudo, em si só, não basta. A teoria precisa da experiência, obtida mediante a prática, para ser desenvolvida em sabedoria e poder. E, precisamente, a Fraternidade Rosacruz destina-se a prestar a orientação necessária aos aspirantes, para se chegar à aplicação da Lei Espitual na solução dos problemas individuais e coletivos.(www.fraternidaderosacruz.org)
EM TODOS OS CAMINHOS - Por Emmanuel
Seja qual seja a experiência, convence-te de que Deus está conosco em todos os caminhos.
Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.
O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo a que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.
Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.
Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola. A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor. Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.
Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessitada de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que dependas mínimo esforço. Não contrataste engenheiros para a garantia do Sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.
Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor nos reservatórios da natureza e compreenderás que ninguém vive só.
Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.
(Recebido espiritualmente por Francisco Cândido Xavier – Texto extraído do livro “Meditações Diárias” – Editora IDE).
Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.
O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo a que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.
Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.
Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola. A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor. Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.
Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessitada de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que dependas mínimo esforço. Não contrataste engenheiros para a garantia do Sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.
Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor nos reservatórios da natureza e compreenderás que ninguém vive só.
Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.
(Recebido espiritualmente por Francisco Cândido Xavier – Texto extraído do livro “Meditações Diárias” – Editora IDE).
Oração de São Francisco de Assis.
Senhor!
Fazei de mim um instrumento da tua paz!
onde houver ódio,
que eu leve o amor
onde houver ofensa
que eu leve o perdão,
onde houver discórdia
que eu leve a união,
onde houver dúvidas
que eu leve a fé,
onde houver erros
que eu leve a verdade,
onde houver desespero
que eu leve a esperança,
onde houver tristeza
que eu leve a alegria,
onde houver trevas
que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...
Pois:
É dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a Vida Eterna.
Fazei de mim um instrumento da tua paz!
onde houver ódio,
que eu leve o amor
onde houver ofensa
que eu leve o perdão,
onde houver discórdia
que eu leve a união,
onde houver dúvidas
que eu leve a fé,
onde houver erros
que eu leve a verdade,
onde houver desespero
que eu leve a esperança,
onde houver tristeza
que eu leve a alegria,
onde houver trevas
que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...
Pois:
É dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a Vida Eterna.
A EVOLUÇÃO DA FORMA - por Jalal ud-Din Rumi
Toda forma que vês
Tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.
Se a forma esvanece, não importa,
Permanece o original.
As belas figuras que viste,
As sábias palavras que escutaste,
Não te entristeças se pereceram.
Enquanto a fonte é abundante,
O rio dá água sem cessar.
Por que te lamentas se nenhum dos dois se detém?
A alma é a fonte,
E as coisas criadas, os rios.
Enquanto a fonte jorra, correm os rios.
Tira da cabeça todo o pesar
E sorve aos borbotões a água deste rio.
Que a água não seca, ela não tem fim.
Desde que chegaste ao mundo do ser,
Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
Depois, te tornaste planta,
E mais tarde, animal.
Como pode ser isto segredo para ti?
Finalmente foste feito homem,
Com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
Vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
Decerto hás de regressar como anjo;
Depois disso, terás terminado de vez com a terra,
E tua estação há de ser o céu.
Passa de novo pela vida angelical,
Entra naquele oceano,
E que tua gota se torne mar,
Cem vezes maior que o Mar de Oman.
Abandona este filho que chamas corpo
E diz sempre, "Um", com toda a alma.
Se teu corpo envelhece, que importa?
Ainda é fresca tua alma.
(Texto extraído do livro "Poemas Místicos" - Editora Attar.)
Tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.
Se a forma esvanece, não importa,
Permanece o original.
As belas figuras que viste,
As sábias palavras que escutaste,
Não te entristeças se pereceram.
Enquanto a fonte é abundante,
O rio dá água sem cessar.
Por que te lamentas se nenhum dos dois se detém?
A alma é a fonte,
E as coisas criadas, os rios.
Enquanto a fonte jorra, correm os rios.
Tira da cabeça todo o pesar
E sorve aos borbotões a água deste rio.
Que a água não seca, ela não tem fim.
Desde que chegaste ao mundo do ser,
Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
Depois, te tornaste planta,
E mais tarde, animal.
Como pode ser isto segredo para ti?
Finalmente foste feito homem,
Com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
Vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
Decerto hás de regressar como anjo;
Depois disso, terás terminado de vez com a terra,
E tua estação há de ser o céu.
Passa de novo pela vida angelical,
Entra naquele oceano,
E que tua gota se torne mar,
Cem vezes maior que o Mar de Oman.
Abandona este filho que chamas corpo
E diz sempre, "Um", com toda a alma.
Se teu corpo envelhece, que importa?
Ainda é fresca tua alma.
(Texto extraído do livro "Poemas Místicos" - Editora Attar.)
Um bela definição sobre a MORTE...
Que é, afinal, a morte?
Que é essa estranha evaporação de consciência, pela qual, num átimo, o organismo passa do movimento à imobilidade, da sensibilidade à passividade inerte?
Olhais assustados aquele corpo morto e em vão lhe pedis que torne a dar à vossa sensação a centelha da vida apagada.
No entanto, a matéria está toda ali, no primeiro momento ainda intacta; lá estão todos os órgãos, os tecidos, o plasma; a máquina repousa completa. Falta-lhe apenas a vontade do conjunto, o psiquismo diretor; falta-lhe o poder central; a sociedade apressa-se a dissolver-se, como um exército que perdeu o chefe, no qual cada soldado pensa somente em si mesmo, para reunir-se a outros exércitos, onde quer que os encontre.
O esplêndido edifício desaba e outros construtores vizinhos, pouco importa se menos hábeis, correm para recolher material para seus edifícios. Tudo é logo retomado em novo circuito, reutilizado, e revive ao sol. Nada jamais pode morrer. Apenas a unidade coletiva se dissolve nas unidades menores componentes.
Como o que não morre não pode ter nascido, assim o que existia antes do nascimento não pode morrer.
Como o que não morre não pode ter nascido, assim o que existia antes do nascimento não pode morrer.
O que não nasceu com a vida, não morre quando a vida cessa.
(Extraído do livro "A grande síntese" Pietro Ubaldi)
(Extraído do livro "A grande síntese" Pietro Ubaldi)
Assinar:
Postagens (Atom)
Motivação para a Vida!
Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...
-
Caros compatriotas, resolvi escrever este texto, para trazer a público minha indignação com um governo que trata seu povo como idiotas e d...
-
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HEN...
-
Não se preocupe. Há duas coisas que podem preocupar: Ser você bem sucedido, ou ser mal sucedido. Se for bem sucedido, Não há motiv...