Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.
Vivendo no presente...
Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.
O verdadeiro significado do Natal para os cristãos.
O verdadeiro significado do Natal
para os cristãos vai além das celebrações festivas, das trocas de presentes e
das decorações brilhantes. Para os cristãos, o Natal é um momento de recordar e
celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Essa data simboliza
o cumprimento da promessa de Deus de enviar um Messias para trazer a salvação à
humanidade.
O Natal, portanto, representa a
encarnação divina, o momento em que Deus se fez humano, nascendo de Maria, em
Belém, para viver entre os homens e trazer uma mensagem de amor, esperança, paz
e reconciliação. Para os cristãos, este nascimento é a grande expressão do amor
incondicional de Deus pela humanidade, pois Jesus veio para ensinar sobre o
perdão, a compaixão e a transformação do coração.
Além disso, o Natal é um convite
à reflexão sobre o propósito de nossa vida, inspirando os cristãos a viverem de
acordo com os ensinamentos de Cristo, praticando a solidariedade, a
generosidade e o cuidado com o próximo, especialmente com os mais necessitados.
A celebração do Natal, portanto, é uma lembrança do verdadeiro espírito
cristão, que se baseia no amor de Deus e na nossa missão de espalhar esse amor
no mundo.
Em resumo, o Natal é uma ocasião
para renovar a fé, fortalecer os laços familiares e comunitários, e, acima de
tudo, viver a mensagem de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos
amei" (João 13:34). É um tempo de gratidão e de celebração pela dádiva da
vida e pela esperança que Jesus trouxe ao mundo com seu nascimento.
O impacto do isolamento social na era digital.
A era digital,
apesar de promover uma conectividade sem precedentes, tem contribuído significativamente
para o aumento do isolamento social. Este fenômeno é observado não apenas entre
os jovens, que são nativos digitais, mas também em adultos e idosos que se encontram
cada vez mais imersos em ambientes virtuais.
A substituição das interações face a face por
conexões online pode diminuir a qualidade das relações sociais e afetar negativamente
a saúde mental dos indivíduos.
Estudos recentes indicam que o
uso excessivo de redes sociais está associado a sentimentos de solidão e
ansiedade. A constante comparação com a vida aparentemente perfeita dos outros
pode levar a uma distorção da autoimagem e à insatisfação pessoal.
Além disso, o isolamento físico
resultante do tempo prolongado diante de telas contribui para o enfraquecimento
dos laços comunitários tradicionais, como vizinhança e grupos locais.
Por outro lado, o teletrabalho,
que ganhou força após eventos globais como pandemias, também desempenha um
papel no isolamento social. Apesar de suas vantagens evidentes em termos de
flexibilidade e economia de tempo em deslocamentos, essa modalidade pode levar
à sensação de estar "sempre no trabalho" sem uma separação clara
entre vida profissional e pessoal. Isso pode resultar em estresse crônico e
dificuldades na desconexão do ambiente laboral.
Para combater essas tendências
negativas, algumas estratégias podem ser adotadas. Iniciativas como estabelecer
limites saudáveis para o uso da tecnologia, priorizar atividades ao ar livre e
incentivar encontros presenciais podem ajudar a fortalecer as relações interpessoais.
Além disso, programas de bem-estar organizacional que promovem interações
sociais no ambiente de trabalho são essenciais para mitigar os efeitos do isolamento
provocado pelo teletrabalho.
O Impacto do Isolamento na Era
Digital
Em suma, enquanto a tecnologia
oferece ferramentas valiosas para manter as pessoas conectadas, é crucial
equilibrar seu uso com interações humanas significativas que nutrem nossa
necessidade biológica por conexão social verdadeira e apoio mútuo.
O poder transformador da FÉ
"O Poder Transformador da Fé" é uma obra que explora a influência profunda da fé nas vidas individuais e na sociedade. O livro destaca como as crenças espirituais podem servir como catalisadores para mudanças pessoais e coletivas, sendo um recurso valioso para aqueles interessados em crescimento pessoal, espiritualidade e o impacto social das religiões.
A primeira parte do livro aborda os fundamentos teóricos da fé, explorando sua natureza e as diferentes formas como se manifesta nas tradições espirituais ao redor do mundo. Discute-se aqui as bases psicológicas e sociológicas da fé, além de seu papel na formação de identidades. A segunda seção apresenta estudos de caso que ilustram o poder motivacional da fé através de histórias de superação pessoal e liderança comunitária inspirada por crenças religiosas.
Na terceira parte, o livro propõe uma reflexão sobre como os princípios discutidos podem ser utilizados para promover uma sociedade mais justa e empática. Oferece diretrizes práticas para aplicar os ensinamentos da fé no cotidiano, incentivando o leitor a refletir sobre como suas próprias crenças podem contribuir para o bem comum. Com insights de líderes espirituais contemporâneos e estudiosos do tema, esta seção fornece uma visão ampla sobre a capacidade transformadora da fé.
Em suma, "O Poder Transformador da Fé" não apenas ilumina os caminhos pelos quais a fé influencia nossas vidas mas também motiva à introspecção e atuação consciente no mundo, guiados pela força transformadora das nossas crenças.
E-book - Motivação pessoal
O objetivo deste e-book é fornecer um guia prático e acessível para ajudar você a encontrar e manter a motivação em sua vida diária. Independentemente de onde você esteja em sua jornada pessoal ou profissional, acredito que todos têm o potencial de alcançar grandes coisas com a mentalidade e as ferramentas certas. Este e-book foi criado para ser um recurso valioso, cheio de estratégias, histórias inspiradoras e exercícios práticos que você pode aplicar imediatamente.
O que é Motivação?
Religião individual
Religião Individual
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
Crescimento espiritual...
A evolução espiritual é um fenômeno bastante complexo, que se dá em sucessivas fases
No começo, predomina a natureza corpórea.
Dominada pelos instintos, a criatura dedica seu tempo e seu interesse a atividades comezinhas.
Comer, vestir-se, abrigar-se, procriar e cuidar da prole, eis a que se resumem suas preocupações.
Nesse período, o egoísmo é marcante.
Os instintos de conservação da vida e da preservação da espécie têm absoluta preponderância.
Com o tempo, o ser começa a desvincular-se de sua origem.
A inteligência se desenvolve, o raciocínio se sofistica e o senso moral desabrocha.
As invenções tornam possível gastar tempo com questões não diretamente ligadas à sobrevivência.
Viver deixa de ser tão difícil, sob o prisma material.
Em compensação, começam os dilemas morais.
Com a razão desenvolvida, a responsabilidade surge forte nos caminhos espirituais.
O que antes era admissível passa a ser um escândalo.
A sensibilidade se apura e a criatura aspira por realizações intelectuais e afetivas.
Essa nova sensibilidade também evidencia que o próximo é seu semelhante, com igual direito a ser feliz e realizado.
Gradualmente se evidencia a igualdade básica entre todos os homens.
Malgrado possuidores de talentos e valores diversos, não se distinguem no essencial.
Uma chama divina os anima e a todos conduzirá aos maiores cimos da evolução.
Contudo, o abandono dos hábitos toscos das primeiras vivências não é fácil.
Séculos são gastos na árdua tarefa de domar vícios e paixões.
As encarnações se sucedem enquanto o Espírito luta para ascender.
O maior entrave para a libertação das experiências dolorosas é o egoísmo, que possui forte vínculo com o apego às coisas corpóreas.
Quanto mais se aferra aos bens materiais, mais o homem demonstra pouco compreender sua natureza espiritual.
O Espírito necessita libertar-se do apego a coisas transitórias.
Apenas assim ele adquire condições de viver as experiências sublimes a que está destinado.
Quem deseja sair do primitivismo deve combater o gosto pronunciado pelos gozos da matéria.
O melhor meio para isso é praticar a abnegação.
Trata-se de uma virtude que se caracteriza pelo desprendimento e pelo desinteresse.
A ação abnegada importa na superação das tendências egoísta do agente.
Age-se em benefício de uma causa, pessoa ou princípio, sem visar a qualquer vantagem ou interesse pessoal.
Certamente não é uma virtude que se adquire a brincar.
Apenas com disciplina e determinação é que ela se incorpora ao caráter.
Mas como ninguém fará o trabalho alheio, é preciso principiar em algum momento Comece, pois, a praticar a abnegação.Esforce-se em realisar uma
série de atitudes com foco no próximo.
Esqueça a sua personalidade e pense com interesse no bem alheio.
Esse esforço inicial não tardará a dar frutos.
O gosto pelo transitório lentamente o abandonará.
Ele será substituído pelos prazeres espirituais.
Você descobrirá a ventura de ser bondoso, de amparar os caídos e de ensinar os ignorantes.Esses gostos suaves e transcendentes o conduzirão a esferas de sublimes realizações.
Pense Nisso...(autor desconhecido)
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s
Motivação para a Vida!
Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...
-
Caros compatriotas, resolvi escrever este texto, para trazer a público minha indignação com um governo que trata seu povo como idiotas e d...
-
Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HEN...
-
Não se preocupe. Há duas coisas que podem preocupar: Ser você bem sucedido, ou ser mal sucedido. Se for bem sucedido, Não há motiv...