Não, eles não morreram!
Podem ter sumido à percepção do sentidos do corpo...
Mas, quem disse que a medida dos sentidos humanos é a medida do universo?
E, aquilo que se sente no coração, pode ser medido por qual parâmetro da mente?
Ah, que médico patologista dissecou algum espírito em suas autópsias?
O que pode ser dissecado é só o corpo, jamais a consciência.
E o Amor, então? Quem pode limitá-lo ou quantificá-lo? E quem é craque nisso?
Eu não posso dissecar um espírito para você – nem prendê-lo numa garrafa.
Nem posso lhe dar o discernimento espiritual necessário para você sentir algo...
O que posso lhe dizer é sobre a certeza que trago em meu coração.
E isso eu não aprendi em nenhuma doutrina, não. É um estado de consciência.
Sou um espírito – e você também! E, nesse momento, estamos aqui na Terra.
Estamos com cara de gente e andando pelo mundo, na condição de homens.
Mas, quem disse que somos só isso?... Não, não, nossa cara real não é essa.
Não somos brancos ou negros; nem amarelos ou vermelhos; nem altos ou baixos.
Ah, temos a cara das estrelas! E a nossa raça é a da Luz – como tudo no universo.
E como é que você espera descobrir isso dissecando um cadáver?
Que tal descobrir isso no olhar de alguém querido? Ou olhando um pôr-de-sol?
Ou, simplesmente meditando e refletindo; ou sentindo seu coração...
Contudo, não me peça uma técnica para isso; não é questão de dissecação.
Tem mais a ver com o que se sente, e não se explica. Algo a mais...
E não espere um espírito se materializar diante de você para tirar suas dúvidas.
E nem a morte chegar para pensar nisso, porque você não sabe quando partirá...
E nem pense que o universo está preocupado com o que você acha das coisas.
O lance é com você mesmo. E o seu despertar beneficia a quem mesmo?
Há algo mais... Um Amor. Uma Luz. E isso não se vê com os olhos do corpo.
O seu bisturi é bom para cortar carne, mas nada resolve quando o lance é a Luz.
Por acaso, você espera encontrar, numa cirurgia, o Amor dentro do coração?
Ou ver o brilho das estrelas nos olhos de alguém num exame oftalmológico?
Ou, quem sabe, achar uma consciência numa cirurgia de crânio aberto?
E o que uma trepanação craniana teria a ver com iluminação espiritual?
Não, não. Para achar a Grande Luz, só com alguma Luz iluminando a jornada.
Para falar de Amor, só com o coração; pois só quem ama é que sabe...
Você poderá carregar seu ceticismo e suas dúvidas, mas não para sempre.
Em algum momento, na Terra ou além, você saberá. E isso é com você mesmo.
Estamos aqui na Terra, mas só por um tempo... E depois, algo mais...
Por enquanto, faça o seu melhor. Cure os outros com sua técnica médica.
E no trato particular, de algum jeito, cure suas emoções e seus pensamentos.
Você é médico dos homens, não da alma; e o seu saber tem limites e condições.
Ajude os seus pacientes e fique feliz com isso; cumpra bem sua missão.
Mas não pretenda que o seu saber lhe revele os mistérios da Luz no corpo.
Para isso, precisa de algo mais... Um Amor. Uma Luz.
E isso não se aprende em lugar algum da Terra. É estado de consciência.
E nem precisa morrer para descobrir isso. É coisa que se sente...
E eu comecei esse papo dizendo-lhe o seguinte: “eles não morreram, não”.
E, agora, continuo dizendo-lhe a mesma coisa: “eles não morreram!”
Então, escute com seu coração; talvez os seus amigos estejam cantando algo...
“Lá do Astral” – que não se vê com os olhos do corpo -, eles o veem, sim.
E sabem o quanto você os amava. E o quanto a saudade aperta o seu coração.
No entanto, eles também sabem que você é um espírito e que há algo mais...
Sabem que por trás dessa aparência de médico durão está um homem de bem.
Sim, eles sabem que você olha para o céu estrelado e chora quietinho.
E que, às vezes, quando a saudade aperta mais, você quer ir embora também.
Sim, eles sabem de seus acertos e erros, pois o conhecem muito bem.
Sabem que você perdeu sua fé e se deixou levar por diversas ilusões.
Ah, eu não posso lhe provar nada, a não ser isso que estou lhe dizendo aqui.
Como eu poderia lhe dizer o que eles me contaram, em espírito e verdade?
Algo que escutei com os sentidos espirituais, além dos barulhos do mundo.
Como lhe dizer que sua fé ainda está aí, debaixo dessa sua capa de orgulho tolo?
E que o Amor ainda fala com você, mesmo que sua arrogância não lhe deixe ver?
Você se anestesiou espiritualmente, mas quem disse que seu coração aceitou?
E agora, o que fazer com essa saudade? Como operar algo assim, não físico?
Não, eu não tenho como lhe provar nada. Eu só sei desse seu choro secreto.
E que seus amigos não morreram! E que, “lá do Astral”, eles vibram por você.
Porque a morte não mata as amizades verdadeiras, que são de alma.
Nem apaga o Amor real, que viaja por entre os planos, de coração a coração.
Ah, o que posso lhe dizer mais, que não seja essa certeza que está em meu peito?
E que eu lhe envio por intermédio dessas palavras grafadas aqui.
Quem sabe, se você as ler com o coração, talvez compreenda algo mais...
Sim, algo mais... Um Amor. Uma Luz.
(Wagner Borges - www.ippb.org.br)
A Fraternidade Rosacruz e Sua Missão
A Fraternidade Rosacruz Max Heindel não é uma seita ou organização religiosa, mas sim uma grande Escola de Pensamento. Sua finalidade precípua é divulgar a admirável filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel, escolhido para esse fim pelos Irmãos Maiores da Ordem Espiritual.
Seus ensinamentos projetam luz sobre o lado científico e o aspecto espiritual dos problemas relacionados à origem e evolução do homem e do Universo. Tais ensinamentos, contudo, não constituem um fim em si mesmo, mas um meio para o ser humano tornar-se melhor em todos os sentidos, desenvolvendo assim o sentimento de altruísmo e do dever, para o estabelecimento da Fraternidade Universal.
O fim a que se destina a Filosofia Rosacruz é despertar a humanidade para o conhecimento das Leis Divinas, que conduzem toda a evolução do homem, e, ainda:
(I) explicar as fontes ocultas da vida. O homem, conhecendo as forças que trabalham dentro de si mesmo, pode fazer melhor uso de suas qualidades;
(II) ensinar o objetivo da evolução, o que habilita o homem para trabalhar em harmonia com o Plano Divino e desenvolver suas próprias possibilidades, ainda desconhecidas para grande parte da humanidade;
(III) mostrar as razões pelas quais o Serviço amoroso e desinteressado ao próximo é o caminho mais curto e mais seguro para a expansão da consciência espiritual.
O Movimento Rosacruz, pública e mundialmente iniciado pelo engenheiro Max Heindel, é fundamentalmente uma Escola de reforma interna para a humanidade, uma Escola de desenvolvimento e expansão de consciência, tratando de nossa origem espiritual e da finalidade de nossa evolução.Foram publicados livros e organizados Cursos por Correspondência para os aspirantes que desejam estudar as verdades espirituais, mas como auxílio e não como fim em si mesmo, pois o estudo, em si só, não basta. A teoria precisa da experiência, obtida mediante a prática, para ser desenvolvida em sabedoria e poder. E, precisamente, a Fraternidade Rosacruz destina-se a prestar a orientação necessária aos aspirantes, para se chegar à aplicação da Lei Espitual na solução dos problemas individuais e coletivos.(www.fraternidaderosacruz.org)
Seus ensinamentos projetam luz sobre o lado científico e o aspecto espiritual dos problemas relacionados à origem e evolução do homem e do Universo. Tais ensinamentos, contudo, não constituem um fim em si mesmo, mas um meio para o ser humano tornar-se melhor em todos os sentidos, desenvolvendo assim o sentimento de altruísmo e do dever, para o estabelecimento da Fraternidade Universal.
O fim a que se destina a Filosofia Rosacruz é despertar a humanidade para o conhecimento das Leis Divinas, que conduzem toda a evolução do homem, e, ainda:
(I) explicar as fontes ocultas da vida. O homem, conhecendo as forças que trabalham dentro de si mesmo, pode fazer melhor uso de suas qualidades;
(II) ensinar o objetivo da evolução, o que habilita o homem para trabalhar em harmonia com o Plano Divino e desenvolver suas próprias possibilidades, ainda desconhecidas para grande parte da humanidade;
(III) mostrar as razões pelas quais o Serviço amoroso e desinteressado ao próximo é o caminho mais curto e mais seguro para a expansão da consciência espiritual.
O Movimento Rosacruz, pública e mundialmente iniciado pelo engenheiro Max Heindel, é fundamentalmente uma Escola de reforma interna para a humanidade, uma Escola de desenvolvimento e expansão de consciência, tratando de nossa origem espiritual e da finalidade de nossa evolução.Foram publicados livros e organizados Cursos por Correspondência para os aspirantes que desejam estudar as verdades espirituais, mas como auxílio e não como fim em si mesmo, pois o estudo, em si só, não basta. A teoria precisa da experiência, obtida mediante a prática, para ser desenvolvida em sabedoria e poder. E, precisamente, a Fraternidade Rosacruz destina-se a prestar a orientação necessária aos aspirantes, para se chegar à aplicação da Lei Espitual na solução dos problemas individuais e coletivos.(www.fraternidaderosacruz.org)
EM TODOS OS CAMINHOS - Por Emmanuel
Seja qual seja a experiência, convence-te de que Deus está conosco em todos os caminhos.
Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.
O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo a que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.
Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.
Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola. A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor. Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.
Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessitada de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que dependas mínimo esforço. Não contrataste engenheiros para a garantia do Sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.
Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor nos reservatórios da natureza e compreenderás que ninguém vive só.
Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.
(Recebido espiritualmente por Francisco Cândido Xavier – Texto extraído do livro “Meditações Diárias” – Editora IDE).
Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.
O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo a que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.
Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.
Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola. A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor. Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.
Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessitada de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que dependas mínimo esforço. Não contrataste engenheiros para a garantia do Sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.
Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor nos reservatórios da natureza e compreenderás que ninguém vive só.
Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.
(Recebido espiritualmente por Francisco Cândido Xavier – Texto extraído do livro “Meditações Diárias” – Editora IDE).
Oração de São Francisco de Assis.
Senhor!
Fazei de mim um instrumento da tua paz!
onde houver ódio,
que eu leve o amor
onde houver ofensa
que eu leve o perdão,
onde houver discórdia
que eu leve a união,
onde houver dúvidas
que eu leve a fé,
onde houver erros
que eu leve a verdade,
onde houver desespero
que eu leve a esperança,
onde houver tristeza
que eu leve a alegria,
onde houver trevas
que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...
Pois:
É dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a Vida Eterna.
Fazei de mim um instrumento da tua paz!
onde houver ódio,
que eu leve o amor
onde houver ofensa
que eu leve o perdão,
onde houver discórdia
que eu leve a união,
onde houver dúvidas
que eu leve a fé,
onde houver erros
que eu leve a verdade,
onde houver desespero
que eu leve a esperança,
onde houver tristeza
que eu leve a alegria,
onde houver trevas
que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...
Pois:
É dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a Vida Eterna.
A EVOLUÇÃO DA FORMA - por Jalal ud-Din Rumi
Toda forma que vês
Tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.
Se a forma esvanece, não importa,
Permanece o original.
As belas figuras que viste,
As sábias palavras que escutaste,
Não te entristeças se pereceram.
Enquanto a fonte é abundante,
O rio dá água sem cessar.
Por que te lamentas se nenhum dos dois se detém?
A alma é a fonte,
E as coisas criadas, os rios.
Enquanto a fonte jorra, correm os rios.
Tira da cabeça todo o pesar
E sorve aos borbotões a água deste rio.
Que a água não seca, ela não tem fim.
Desde que chegaste ao mundo do ser,
Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
Depois, te tornaste planta,
E mais tarde, animal.
Como pode ser isto segredo para ti?
Finalmente foste feito homem,
Com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
Vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
Decerto hás de regressar como anjo;
Depois disso, terás terminado de vez com a terra,
E tua estação há de ser o céu.
Passa de novo pela vida angelical,
Entra naquele oceano,
E que tua gota se torne mar,
Cem vezes maior que o Mar de Oman.
Abandona este filho que chamas corpo
E diz sempre, "Um", com toda a alma.
Se teu corpo envelhece, que importa?
Ainda é fresca tua alma.
(Texto extraído do livro "Poemas Místicos" - Editora Attar.)
Tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.
Se a forma esvanece, não importa,
Permanece o original.
As belas figuras que viste,
As sábias palavras que escutaste,
Não te entristeças se pereceram.
Enquanto a fonte é abundante,
O rio dá água sem cessar.
Por que te lamentas se nenhum dos dois se detém?
A alma é a fonte,
E as coisas criadas, os rios.
Enquanto a fonte jorra, correm os rios.
Tira da cabeça todo o pesar
E sorve aos borbotões a água deste rio.
Que a água não seca, ela não tem fim.
Desde que chegaste ao mundo do ser,
Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
Depois, te tornaste planta,
E mais tarde, animal.
Como pode ser isto segredo para ti?
Finalmente foste feito homem,
Com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
Vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
Decerto hás de regressar como anjo;
Depois disso, terás terminado de vez com a terra,
E tua estação há de ser o céu.
Passa de novo pela vida angelical,
Entra naquele oceano,
E que tua gota se torne mar,
Cem vezes maior que o Mar de Oman.
Abandona este filho que chamas corpo
E diz sempre, "Um", com toda a alma.
Se teu corpo envelhece, que importa?
Ainda é fresca tua alma.
(Texto extraído do livro "Poemas Místicos" - Editora Attar.)
Um bela definição sobre a MORTE...
Que é, afinal, a morte?
Que é essa estranha evaporação de consciência, pela qual, num átimo, o organismo passa do movimento à imobilidade, da sensibilidade à passividade inerte?
Olhais assustados aquele corpo morto e em vão lhe pedis que torne a dar à vossa sensação a centelha da vida apagada.
No entanto, a matéria está toda ali, no primeiro momento ainda intacta; lá estão todos os órgãos, os tecidos, o plasma; a máquina repousa completa. Falta-lhe apenas a vontade do conjunto, o psiquismo diretor; falta-lhe o poder central; a sociedade apressa-se a dissolver-se, como um exército que perdeu o chefe, no qual cada soldado pensa somente em si mesmo, para reunir-se a outros exércitos, onde quer que os encontre.
O esplêndido edifício desaba e outros construtores vizinhos, pouco importa se menos hábeis, correm para recolher material para seus edifícios. Tudo é logo retomado em novo circuito, reutilizado, e revive ao sol. Nada jamais pode morrer. Apenas a unidade coletiva se dissolve nas unidades menores componentes.
Como o que não morre não pode ter nascido, assim o que existia antes do nascimento não pode morrer.
Como o que não morre não pode ter nascido, assim o que existia antes do nascimento não pode morrer.
O que não nasceu com a vida, não morre quando a vida cessa.
(Extraído do livro "A grande síntese" Pietro Ubaldi)
(Extraído do livro "A grande síntese" Pietro Ubaldi)
Oração da Grande Presença...
Que você jamais se esqueça de que é um espírito, um cidadão do universo.
Que você saiba que é muito amado (a) pela Luz.
Que você sinta o Amor como um presente da Presença.
Que você tenha a coragem de escutar o seu coração – mas sem perder a razão.
Que você honre a sua jornada – e que os seus objetivos e valores sejam lindos.
Que você continue cantando – e amando... Mesmo nas horas difíceis.
Que você nunca deixe de se emocionar com um lindo por de sol.
Que você respeite o seu corpo – e agradeça à Mãe Terra pelo presente.
Que você olhe para o firmamento e sinta que as estrelas são suas irmãs.
Que você faça a grande magia de transformar a si mesmo (a) – sempre na Luz.
Que você nunca se deixe levar pelas aparências – e nem pelas coisas transitórias.
Que você não se envergonhe de seus pensamentos – e nem traia a si mesmo (a).
Que você jamais se esqueça de onde veio realmente – pois tudo vem da Presença.
Que você não acalente o ódio em seu coração – e nem revide o mal.
Que você sinta a Canção da Vida tocando todas as fibras do seu Ser.
Que você seja digno (a) dos estudos espirituais que realiza.
Que você não machuque o seu coração com emoções pesadas.
Que você ore pelo bem de todos, porque sabe que a Presença escuta o seu coração.
Que você tenha a coragem de vencer a si mesmo (a).
Que você, mesmo diante das provações, não renegue o Divino em si mesmo (a).
Que você tenha a coragem de permitir que a Luz dissolva o seu orgulho.
Que você escute o chamado sutil da Presença nessas linhas...
Que você perdoe os outros – e também se perdoe -, pois é preciso ser feliz.
Que você tenha o brilho do amanhecer em seus olhos...
Que você se permita rir igual criança – e, se puder, faça uma canção.
Que você, em espírito e verdade, agradeça a Presença – por tudo.
Que você sinta A Grande Melodia em seu coração...
(Fonte site www.ippb.org.br - Wagner Borges)
Que você saiba que é muito amado (a) pela Luz.
Que você sinta o Amor como um presente da Presença.
Que você tenha a coragem de escutar o seu coração – mas sem perder a razão.
Que você honre a sua jornada – e que os seus objetivos e valores sejam lindos.
Que você continue cantando – e amando... Mesmo nas horas difíceis.
Que você nunca deixe de se emocionar com um lindo por de sol.
Que você respeite o seu corpo – e agradeça à Mãe Terra pelo presente.
Que você olhe para o firmamento e sinta que as estrelas são suas irmãs.
Que você faça a grande magia de transformar a si mesmo (a) – sempre na Luz.
Que você nunca se deixe levar pelas aparências – e nem pelas coisas transitórias.
Que você não se envergonhe de seus pensamentos – e nem traia a si mesmo (a).
Que você jamais se esqueça de onde veio realmente – pois tudo vem da Presença.
Que você não acalente o ódio em seu coração – e nem revide o mal.
Que você sinta a Canção da Vida tocando todas as fibras do seu Ser.
Que você seja digno (a) dos estudos espirituais que realiza.
Que você não machuque o seu coração com emoções pesadas.
Que você ore pelo bem de todos, porque sabe que a Presença escuta o seu coração.
Que você tenha a coragem de vencer a si mesmo (a).
Que você, mesmo diante das provações, não renegue o Divino em si mesmo (a).
Que você tenha a coragem de permitir que a Luz dissolva o seu orgulho.
Que você escute o chamado sutil da Presença nessas linhas...
Que você perdoe os outros – e também se perdoe -, pois é preciso ser feliz.
Que você tenha o brilho do amanhecer em seus olhos...
Que você se permita rir igual criança – e, se puder, faça uma canção.
Que você, em espírito e verdade, agradeça a Presença – por tudo.
Que você sinta A Grande Melodia em seu coração...
(Fonte site www.ippb.org.br - Wagner Borges)
Assinar:
Postagens (Atom)
Motivação para a Vida!
Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...