A Função da Ciência e da Religião na Busca da Verdade.

 O ser humano possui órgãos sensoriais com os quais pode fazer observações no mundo físico. Após efetuar muitas observações, começa a perceber padrões fixos naquilo que contempla. Vê que a água corre morro abaixo, que os corpos celestes sofrem certas trajetórias, que a eletricidade correndo por um filamento pode produzir luz e calor, etc. Depois, estabelece leis que são enunciadas a partir dos padrões observados. Desenvolve do mesmo modo teorias que têm por intenção explicar porque as coisas sucedem de uma determinada maneira. Essas teorias freqüentemente incluem objetos não perceptíveis sensorialmente, mas que são aceitos como certos se as explicações a eles associadas são a razão da água correr morro abaixo e dos objetos próximos à Terra cairem quando perdem o apoio é a gravidade que os atrai. Ninguém jamais viu um elétron, mas a produção de calor por meio de uma corrente elétrica pode ser explicada, dizendo que a corrente elétrica está composta de elétrons em movimento, que os elétrons em movimento têm energia cinética ( de novo algo invisível ), que os elétrons se chocam com os átomos no fio, sua energia cinética se transforma em energia calórica. Devido a que os elétrons servem para proporcionar uma explicação para os efeitos calóricos das correntes elétricas e outros fenômenos, os elétrons se convertem em parte da teoria e se crê em sua existência.


Este processo de observação do mundo material e de elaboração de leis e teorias se denomina "ciência materialista". A ciência materialista tem limitações. Baseia-se nas percepções dos sentidos físicos e inferências feitas das mesmas. Entretanto, há algumas coisas que não podem ser percebidas fisicamente ou inferidas . A religião é necessária para completar o quadro. Alguns indivíduos são clarividentes, ou seja, são capazes de perceber os mundos suprafísicos. Eles observam esses mundos e o seu "modus operandi", desenvolveram e escreveram as leis que vigoram nesses mundos suprafísicos. Aqueles que ainda não podem fazer essas observações por si mesmos só podem saber sobre os mundos suprafísicos se estão dispostos a ter fé nas afirmações dos clarividentes . A ciência materialista se ocupa das relações físicas de causa e efeito, porém, não pode detectar as influências espirituais que governam e controlam o que ocorrem na Terra. Os clarividentes vêem que os fenômenos da natureza ( vulcões, terremotos, o raio e o clima ) são todos ações deliberadas das hierarquias divinas. Os clarividentes dizem que inclusive nós mesmos somos guiados, de forma que tudo o que encontramos na vida foi preparado, já que necessitávamos enfrentá-la para impulsionar nossa evolução. A ciência materialista observou que, se um corpo A empurra um corpo B, então o corpo B reage sobre o A com uma força igual e oposta, porém a ciência materialista não pode fazer afirmações sobre as reações que estejam além das forças observáveis. Os clarividentes afirmam que quando a pessoa A influencia a pessoa B em um nível emocional, mental ou espiritual, esta influencia retorna a ela e será sentida mais tarde por A.

Chegará um tempo em que cada pessoa desenvolverá seu próprio poder clarividente. O que agora é conhecido mediante a religião formará então parte da ciência. Até esse momento, entretanto, a religião e a ciência se complementarão uma a outra. Ambas são necessárias para a imagem completa da verdade.


(texto extraído do livro "Ciência e Religião - Elza M. Glover - Phd. site:www.fraternidaderosacruz.org)

Filósofo Chinês Ling Yu Tang.


“Você já não tem muitos anos para viver, e além disso não poderá levar nada quando for embora, por isso deve ser poupado mas sem sacrificar seu bem-estar.”

“Gaste o dinheiro que precisa ser gasto, aproveite o que precisa ser aproveitado e doe o que for possível. “

“Não se preocupe com o que acontecerá quando você for embora, porque quando você se tornar pó, não sentirá se você é elogiado ou criticado, se você é visitado no cemitério ou se você é esquecido. “

“O tempo para aproveitar a vida é este momento, e os bens que você tão dificilmente ganhou deve desfrutá-los. “

“Não se preocupe muito com seus filhos, pois eles terão seu próprio destino e encontrarão seu próprio caminho. “

“Cuide, especialmente dos seus netos, ame-os, mime-os, e tente desfrutá-los enquanto pode.”

“A vida deve ter mais coisas para trabalhar desde o berço até o túmulo. “

“Acorde diariamente para desfrutar de mais um dia de vida sem brigas com ninguém ou rancor.”

“Não espere muito dos seus filhos.”

“Os filhos, embora se preocupem com os pais, também estarão continuamente ocupados com seus trabalhos, seus compromissos e com sua própria vida. “

“Muitos filhos que não se importam com seus pais, lutarão pelos seus bens mesmo quando ainda estiverem vivos, e desejarão que logo deixem esta vida para poder herdar suas propriedades e riqueza. “

“Se você já tem 65 anos ou mais, não troque sua saúde por riqueza trabalhando em excesso, pois estará cavando sua sepultura precoce. “

“De mil hectares semeados de arroz, você só pode consumir 1/2 xícara diária, e de mil mansões, você só precisa de um espaço de 8 metros quadrados para descansar à noite, então se você tem comida e algum dinheiro para suas necessidades, não precisa de mais.”

“Tente viver feliz, pois você só tem uma vida. “

“Não se compare com os outros medindo sua fama, seu dinheiro ou seu status social, ou se ufanando por ver os filhos de quem são mais bem sucedidos, e em vez disso, desafie seus filhos a alcançar felicidade, saúde, alegria e qualidade de vida. “

“Aceite as coisas que você não pode mudar, pois se você se importar demais, você pode estragar sua saúde.”

“Crie seu próprio bem-estar e encontre sua própria felicidade, fazendo coisas que te divertem e alegrem diariamente.”

“Um dia sem felicidade, é um dia que você perde.”

“ Tendo bom ânimo, a doença se curará, mas tendo um espírito alegre, a doença se curará mais rápido, ou nunca se aproxima.”

“Com bom caráter, exercício adequado, alimentos saudáveis e um consumo razoável de vitaminas e minerais, você terá vida saudável e agradável. “

“Mas acima de tudo, aprenda a apreciar a bondade em tudo, na família e amigos, pois eles farão você se sentir jovem, revivendo os bons momentos, e as passagens interessantes da sua vida.”

“Dizem que na vida quem perde o telhado ganha as estrelas e assim é. “

“O tempo e as oportunidades são como a água de um rio, que você nunca poderá tocá-la duas vezes, porque já passou e nunca mais vai acontecer.”

“Aproveite cada minuto da sua vida e não rejeite as oportunidades de conhecer o mundo e desfrutar das coisas boas da vida, pois elas podem nunca mais ser apresentadas a você.”

“Nunca repare na aparência, porque ela muda com o tempo.”

“Não procure a pessoa perfeita, porque essa não existe. “

“Procure se desejar, alguém que te valorize como pessoa, e se não a encontrar, desfrute da sua solidão que é muito melhor do que uma má companhia.”

“Acredite em Deus, seja qual for o conceito que você tem dele, e tente desfrutar da vida que é muito curta, desfrutando da família e dos amigos, pois você sairá mais cedo ou mais tarde deste mundo, e ninguém lhe agradecerá.”

“Que a saúde e o bem-estar estejam sempre com você.“

~LIN-YU-TANG

Obs. Eu trabalho como produtor de conteúdo no seguimento de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal. Tenho um canal do Youtube denominado HENRIMOTIVAR, se quiser conhecê-lo, clique no link: www.youtube.com/@motivasempre-b9s

  

Vivendo no presente...


Como é difícil manter a mente no presente! Se fosse possível calcularmos a quantidade de coisas que pensamos durante o dia, com certeza nos surpreenderíamos. O problema é que 99% dos assuntos que rodeiam nossa mente são inutilidades e sem nenhum valor, porque a mente sempre está passeando pelo passado ou projetando o futuro. Mas convenhamos, existe algum momento além do agora?! Não. Não existe. O único momento que temos disponível é este instante. O que gera sofrimento, ansiedade e medo são justamente esses passeios soturnos que nossa mente faz pelos acontecimentos passados e seus anseios para o futuro. No agora não tem espaço para sofrimento, apenas para Ser. No livro de Eckhart Tolle, chamado “O poder do Agora”,ele nos ensina como podemos dominar nossa mente e não sermos escravos dela e de suas maluquices. Eckhart Tolle dá algumas dicas bastante valiosas para tirar nossa mente deste condicionamento doente em que nos encontramos. O primeiro passo é observar esse “pensador” que habita dentro de nós, ouça seus pensamentos, mas não analise e nem julgue. Fique na espreita até que ele perca a sua força e você possa sentir sua própria presença. Tornar consciente do momento é o ponto chave para não gerar mais sofrimento. Seja lá onde você está e o que está fazendo, não importa. O importante é você se manter consciente, assim, qualquer atividade que você faça pode se tornar uma meditação. Um exemplo banal, mas pertinente: enquanto estiver no banho, não fique pensando no que você fez, no que vai fazer. Sinta a água caindo nas suas costas, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete. Tenha consciência do que você está fazendo, mesmo que seja apenas um banho. Não importa o quê você está fazendo, e sim, como você está fazendo. Eckhart Tolle propõe que usemos nossa mente, no sentido funcional, apenas para resolver as burocracias do dia a dia. Após isso, devemos retomar nossa consciência usando plenamente os nossos sentidos, assim só haverá espaço para a alegria, naturalidade e leveza. Não existe passado, não existe futuro. Só este momento é real, por isso não podemos buscar permanência onde ela não pode ser encontrada. E quando insistimos nisso o resultado é frustração, tristeza e dor. Temos que usar a nossa mente, ao invés de sermos usados por ela. Só podemos conquistar isso nos livrando das amarras do tempo e aceitando a realidade tal como ela se apresenta. Perceba isto, que todo o sofrimento é fruto de uma não-aceitação do momento presente. Se você não aceita ou não está satisfeito com o Agora, cabe a você mesmo provocar a transformação desse estado, e muitas das vezes não no objeto em si, mas na maneira como você está conduzindo as coisas.

O verdadeiro significado do Natal para os cristãos.

O verdadeiro significado do Natal para os cristãos vai além das celebrações festivas, das trocas de presentes e das decorações brilhantes. Para os cristãos, o Natal é um momento de recordar e celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Essa data simboliza o cumprimento da promessa de Deus de enviar um Messias para trazer a salvação à humanidade.

O Natal, portanto, representa a encarnação divina, o momento em que Deus se fez humano, nascendo de Maria, em Belém, para viver entre os homens e trazer uma mensagem de amor, esperança, paz e reconciliação. Para os cristãos, este nascimento é a grande expressão do amor incondicional de Deus pela humanidade, pois Jesus veio para ensinar sobre o perdão, a compaixão e a transformação do coração.

Além disso, o Natal é um convite à reflexão sobre o propósito de nossa vida, inspirando os cristãos a viverem de acordo com os ensinamentos de Cristo, praticando a solidariedade, a generosidade e o cuidado com o próximo, especialmente com os mais necessitados. A celebração do Natal, portanto, é uma lembrança do verdadeiro espírito cristão, que se baseia no amor de Deus e na nossa missão de espalhar esse amor no mundo.

Em resumo, o Natal é uma ocasião para renovar a fé, fortalecer os laços familiares e comunitários, e, acima de tudo, viver a mensagem de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (João 13:34). É um tempo de gratidão e de celebração pela dádiva da vida e pela esperança que Jesus trouxe ao mundo com seu nascimento.

 


O impacto do isolamento social na era digital.


A era digital, apesar de promover uma conectividade sem precedentes, tem contribuído significativamente para o aumento do isolamento social. Este fenômeno é observado não apenas entre os jovens, que são nativos digitais, mas também em adultos e idosos que se encontram cada vez mais imersos em ambientes virtuais.

 A substituição das interações face a face por conexões online pode diminuir a qualidade das relações sociais e afetar negativamente a saúde mental dos indivíduos.

Estudos recentes indicam que o uso excessivo de redes sociais está associado a sentimentos de solidão e ansiedade. A constante comparação com a vida aparentemente perfeita dos outros pode levar a uma distorção da autoimagem e à insatisfação pessoal.

Além disso, o isolamento físico resultante do tempo prolongado diante de telas contribui para o enfraquecimento dos laços comunitários tradicionais, como vizinhança e grupos locais.

Por outro lado, o teletrabalho, que ganhou força após eventos globais como pandemias, também desempenha um papel no isolamento social. Apesar de suas vantagens evidentes em termos de flexibilidade e economia de tempo em deslocamentos, essa modalidade pode levar à sensação de estar "sempre no trabalho" sem uma separação clara entre vida profissional e pessoal. Isso pode resultar em estresse crônico e dificuldades na desconexão do ambiente laboral.

Para combater essas tendências negativas, algumas estratégias podem ser adotadas. Iniciativas como estabelecer limites saudáveis para o uso da tecnologia, priorizar atividades ao ar livre e incentivar encontros presenciais podem ajudar a fortalecer as relações interpessoais. Além disso, programas de bem-estar organizacional que promovem interações sociais no ambiente de trabalho são essenciais para mitigar os efeitos do isolamento provocado pelo teletrabalho.

O Impacto do Isolamento na Era Digital

Em suma, enquanto a tecnologia oferece ferramentas valiosas para manter as pessoas conectadas, é crucial equilibrar seu uso com interações humanas significativas que nutrem nossa necessidade biológica por conexão social verdadeira e apoio mútuo.


O poder transformador da FÉ



"O Poder Transformador da Fé" é uma obra que explora a influência profunda da fé nas vidas individuais e na sociedade. O livro destaca como as crenças espirituais podem servir como catalisadores para mudanças pessoais e coletivas, sendo um recurso valioso para aqueles interessados em crescimento pessoal, espiritualidade e o impacto social das religiões.

A primeira parte do livro aborda os fundamentos teóricos da fé, explorando sua natureza e as diferentes formas como se manifesta nas tradições espirituais ao redor do mundo. Discute-se aqui as bases psicológicas e sociológicas da fé, além de seu papel na formação de identidades. A segunda seção apresenta estudos de caso que ilustram o poder motivacional da fé através de histórias de superação pessoal e liderança comunitária inspirada por crenças religiosas.

Na terceira parte, o livro propõe uma reflexão sobre como os princípios discutidos podem ser utilizados para promover uma sociedade mais justa e empática. Oferece diretrizes práticas para aplicar os ensinamentos da fé no cotidiano, incentivando o leitor a refletir sobre como suas próprias crenças podem contribuir para o bem comum. Com insights de líderes espirituais contemporâneos e estudiosos do tema, esta seção fornece uma visão ampla sobre a capacidade transformadora da fé.

Em suma, "O Poder Transformador da Fé" não apenas ilumina os caminhos pelos quais a fé influencia nossas vidas mas também motiva à introspecção e atuação consciente no mundo, guiados pela força transformadora das nossas crenças.

Obs: Caso você se interesse pelo e-book, me contate pelo e-mail: henrisaram@yahoo.com.br

E-book - Motivação pessoal

O objetivo deste e-book é fornecer um guia prático e acessível para ajudar você a encontrar e manter a  motivação em sua vida diária. Independentemente de onde você esteja em sua jornada pessoal ou  profissional, acredito que todos têm o potencial de alcançar grandes coisas com a mentalidade e as  ferramentas certas. Este e-book foi criado para ser um recurso valioso, cheio de estratégias, histórias  inspiradoras e exercícios práticos que você pode aplicar imediatamente.


O que é Motivação?


Motivação é a força interna que nos impulsiona a agir, a alcançar nossos objetivos e a perseverar mesmo diante de desafios. É o que nos dá energia para sair da cama todos os dias e enfrentar o mundo com determinação. Sem motivação, é difícil manter o foco, a produtividade e a vontade de alcançar nossas metas.

Obs: Caso você se interesse pelo e-book, me contate pelo e-mail: henrisaram@yahoo.com.br





Motivação para a Vida!

Talvez você esteja preocupado demais, desanimado com essa ou aquela situação. Vivendo sob grande tensão. Sem saber por onde ir ou como fazer...